Seguidores

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

GUERRA ESPIRITUAL BÍBLICA

GUERRA ESPIRITUAL BÍBLICA

 

A VIDA CRISTÃ COMO DEVERIA SER!

Estamos aqui para desfazer as obras do diabo!

A. O Propósito do Senhor Jesus: "Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós" (João 20:21)--assim como. É o Senhor Jesus Cristo, missionário-mor, nosso exemplo maior, que está falando. Ele espera, aliás exige que façamos como Ele fez.

1. Pois então, como Ele fez? O Pai determinou e o Filho obedeceu: "Aqui estou para fazer, O Deus, a tua vontade" (Heb. 10:7). (Jo. 4:34--"Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra".) Irmãos, é necessário passarmos nós também por Hebreus 10:7. Participação efetiva na guerra espiritual começa pela entrega sem reservas ao Senhor Jesus. Renovar cada dia.

2. E qual foi essa vontade, em termos específicos? Está em Hebreus 2:14--o Filho assumiu carne e sangue para aniquilar o diabo; veio para desfazer as obras do mesmo (1 Jo. 3:8). E porque foi necessário isso? É que lá no jardim Adão entregou o domínio desta terra a Satanás--este estava em pé como deus/príncipe deste mundo [após 40 dias]. Daí teve que vir um segundo Adão (ou "último"--1 Cor. 15:45) para recuperar tudo que o primeiro perdeu [homem perfeito--nascimento virginal].

3. Então, porque aqui estamos? Para dar continuidade à obra de Cristo. Ele veio aniquilar Satanás, e conseguiu, aleluia! (Col. 2:15, Jo. 16:11, Ef. 1:20-21, Jo. 12:31, 1 Ped. 3:22, 1 Jo. 4:4). De fato, Satanás já está liquidado, seu paradeiro já está decretado, mas por Seus próprios desígnios soberanos o Criador ainda permite que o inimigo atue neste mundo. Cabe a nós "pagar para ver"--temos que impor a derrota ao diabo, efetivamente (Mt. 18:18). Cristo veio desfazer as obras do diabo, e como Satanás continua operando suas misérias neste mundo, compete a nós desfazê-las. Como a Igreja tem sido terrivelmente omissa neste terreno, somos todos obrigados a conviver com as conseqüências negativas dessa omissão. Estamos aqui para desfazer as obras do diabo!

4. Desde o início o Senhor Jesus sabia quem Ele era, e porque aqui estava. Em 1 Pedro 1:18-21 e Apoc. 13:8 constatamos que o Cordeiro foi conhecido e morto antes da criação do mundo. Em Hebreus 1:10, João 1:10 e Col. 1:16 vemos que o Filho foi o principal agente na criação deste mundo. Quer dizer, Jeovah-Filho, sabendo de antemão que teria que ser o Cordeiro para resgatar este mundo, mesmo assim o criou! [Confesso não entender, mas fica claro que a raça humana representa algo muito importante para o Criador.] Ao entrar no mundo o Filho disse: "Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste" (Heb. 10:5). Jeovah-Filho aceitou o corpo preparado [missionário também precisa], sabendo de que se tratava (Jo. 12:27)--o Senhor Jesus sabia quem Ele era e porque aqui estava.

5. E daí? Daí o seguinte: "assim como . . . ." Nós também temos que saber quem somos, e porque aqui estamos. Pois quem somos?

Somos seres humanos, criados à imagem e semelhança do Criador (Gen. 1:26) [privilégio e responsabilidade maior do que às vezes imaginamos]. {Arca de Noé, evolução cientificamente impossível, a terra é jovem}
Em Cristo, somos aceitos [aceitáveis] no Amado (Ef. 1:6).
Em Cristo, estamos à direita do Pai, no Céu, bem acima de todo o exército dos anjos caídos (Ef. 1:20-21, 2:6).
"Qual Ele é, somos nós neste mundo" (1 Jo. 4:17). A Igreja é o corpo de Cristo, e portanto é através dela que Ele mais lida com este mundo. Somos porta-vozes do Criador nesta terra. (Jo. 20:21, Lc. 4:17-21/Is. 61:1-2; Mt. 28:20—“ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.”) (Aliás, somos porta-vozes da Trindade!--1 Jo. 4:13-14, Gen. 1:26.)

Atenção: Irmãos, é hora de acordar. É hora de nos compenetrar de que representamos o Criador por aqui e Ele espera de nós um comportamento e uma postura condignos com o ofício que ocupamos.

6. Em João 14:12, no cenáculo, naquela última noite antes da crucificação, o Senhor Jesus disse aos discípulos: "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço; fará inclusive maiores do que estas, porque eu vou para o Pai." Vejam bem, irmãos. Jesus não disse, "vocês os apóstolos" e sim, "aquele que crê". ("Crê" está no presente; se você creu ontem não resolve; tem que crer hoje.) Ele não disse, "talvez faça" e sim, "fará". Resulta dali que se não estou fazendo é porque não estou crendo. Dessa ninguém sai. Eu já achava muito fazer as mesmas obras que Jesus fez, e portanto poderia me dar por satisfeito se conseguisse reproduzi-las. Mas Ele não se daria por satisfeito, pois Ele espera ver coisas "maiores". O segredo está na última frase, "porque vou para o Pai". Com essa frase Ele estava prevendo a vitória, pois se tivesse incorrido em pecado por conta própria, teria que pagar "o salário do pecado" e nunca mais voltaria para o Pai. Mas venceu, Aleluia, e agora está efetivamente à direita do Pai, "bem acima de todo principado, e autoridade, e poder," etc. (Ef. 1:20-21). Mas a partir de Efésios 2:6 podemos entender que quem pertence a Jesus lá está também. É por isso que podemos e devemos fazer "coisas maiores".

7. O irmão acha difícil? No entanto, "qual Ele é somos nós neste mundo"--neste mundo, não no porvir. "Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós." Pensemos um pouco no exemplo do Senhor Jesus. Já dissemos que Ele sabia quem era e porque aqui estava. Com 12 anos de idade Ele sabia que estava tratando "dos negócios do meu Pai" (Lc. 2:49). Sempre Ele controlava a situação. Em Lucas 4:28-30 Ele fez uso do poder de Deus para se livrar de uma morte prematura. Em João 8:59 encontramos outro caso onde Ele se livrou soberanamente (e provavelmente em Jo. 10:39 também). Em Mc. 4:35-41 Satanás usou a natureza para tentar matá-lo. Mesmo no jardim, quando Judas trouxe os guardas para prendê-lo, Jesus, ao ouvir que estavam procurando a Ele disse, "Sou eu"--e todos caíram de costas (Jo. 18:6). Só foi preso depois porque permitiu. Como disse a Pedro, bastaria pedir ao Pai que mandaria imediatamente "mais de doze legiões de anjos" (Mt. 26:53). Mas tinha chegado a hora de morrer, como Ele sabia mesmo antes de vir (Jo. 12:27). Estava tudo sob controle. [Jo. 19:11--Pilatos; Mt. 27:34--fel; bradou tetelestai; Jo. 10:18, 19:30 (Mt. 27:50)--despediu o espírito; Mc. 15:37-39--centurião.] {2 Tim. 1:7, Prov. 25:28, 29:11, 29:25 VS Prov. 28:1.} Havemos de recuperar um princípio que já era conhecido no A.T. (Elias--fogo [2 Reis 1:9-15]; Eliseu--ursas [2 Reis 2:23-24], cegou sírios [2 Reis 6:18]). E Paulo também (Atos 13:8-11).

8. Pois bem, irmãos, e nós? O exemplo de Jesus vem exatamente ao nosso caso, porque o que Ele fez, fez como homem.

a. Embora sendo Deus, de fato, andou por aqui como ser humano submisso ao Espírito Santo. [O 2o Adão, homem perfeito, tinha que recuperar tudo como homem.] Resulta dali que "as mesmas coisas" podemos também fazer como homens submissos ao Espírito Santo. "Assim como"--podemos e devemos fazer como Ele fez (Lc. 10:19).
Mas o Senhor Jesus espera e exige "coisas maiores", porque agora está à direita do Pai, e nós também (Ef. 1:19-22, 2:6). Efésios 3:20--o poder que em nós atua é praticamente ilimitável, em potencial; pois temos tudo para andar como Jesus andou, manuseando o poder de Deus em prol do Reino de Deus.
Mt. 17:17-20—“Geração incrédula e perversa”; “grão de mostarda”.
Lucas 16:10-12—“fiel nas riquezas injustas”(será confiado as riquezas verdadeiras.
João 20:21, João 14:12, 1 João 4:17--se deixarmos de fazer as "coisas maiores" estaremos lesando o Senhor Jesus daquilo ao qual faz jus = ver Sua vitória sendo aproveitada e aplicada em prol da salvação do mundo.
Está em jogo a nossa participação na administração do Reino (Apoc. 2:26-27).

Antes de atentarmos para as coisas maiores em si, vejamos a comissão missionária do Apóstolo Paulo.

B. A Comissão Missionária de Paulo (Atos 26:17-18).

1. Jesus como que voltou do Céu para comissionar a Paulo--era para ele dar continuidade à luta contra Satanás.

a. Abrir os olhos--luz para cego não adianta, tem que abrir os olhos primeiro.
b. Resgatar as pessoas do poder de Satanás; trazer de volta a Deus--"a fim de que recebam a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados."
c. Algemar o valente para poder roubar seus bens (Mc. 3:27).
d. Pois ele interfere nos pensamentos dos evangelizandos (2 Cor. 4:3-4, Mc. 4:15, Lc. 8:12). (Para mim, esse acesso do inimigo talvez seja a verdade mais terrível que existe nesta vida.)

Atenção: tirar pessoas da casa de Satanás é uma maneira principal de desfazer as obras do diabo.

2. O efeito estratégico--quem não leva em conta estas verdades fica produzindo pouco efeito (a "moeda" tem dois lados--cúmplice do inimigo).

a. Apanhei, por ser cético; apesar de mestrado em teologia eu não sabia amarrar o inimigo--fui desmoralizado, e sendo eu o representante de Cristo por lá, Ele também ficou!
b. A maioria das etnias do mundo são animistas, à espera de um poder capaz de libertá-las dos demônios. Lamentavelmente, a grande maioria dos obreiros já atuando junto a tais povos também são céticos (assim como era eu)--não sabem impor a vitória de Cristo sobre o inimigo. Sincretismo evangélico.
c. "Sorte entre os santificados"--em primeiro plano deve referir-se à nossa posição em Cristo (santificação final), mas creio referir-se à nossa experiência diária também--a maioria dos chamados Satanás derruba por aqui mesmo; dos que chegam ao campo, metade volta derrotado dentro de quatro anos--temos que entender que estamos numa guerra!

3. A guerra espiritual (Ef. 6:10-19)--estamos numa guerra de âmbito universal e tudo que fazemos adquire sua importância maior no contexto dessa guerra (Lc. 11:23); melhor dizendo, estamos num campo de batalha--é preciso se precaver. Mais precisamente, estamos em luta livre com espíritos malignos (Ef. 6:12). [1 Ped. 5:8]

4. A garantia da vitória--Jesus morreu para aniquilar Satanás, e conseguiu! (Aleluia!) Em qualquer guerra é vantagem tomar a ofensiva e manter a iniciativa. Vamos pois às "coisas maiores".

C. Tomando a Ofensiva--as "coisas maiores". (João 14:12, Ef. 3:20-21). Coisas que o Senhor Jesus deixou de fazer enquanto não ganhasse a vitória (chegar até a cruz sem pecar), nós agora podemos e devemos fazer, partindo da vitória já ganha.

1. A posição e autoridade que temos.

a. Estamos em Cristo à destra do Pai no Céu (Ef. 1:19-22, 2:6; 1 Jo. 4:4), e portanto acima de Satanás e todos os demônios.
b. Satanás já foi derrotado, fragorosamente (Col. 2:10, 15; João 16:11; 1 Pd. 3:22; Hb. 2:14; João 12:31; Ef. 1:21). Porém Deus, por Seus próprios desígnios (que não nos tem revelado), permite que o inimigo continue agindo na base do blefe\usurpação como se nada tivesse acontecido. Cabe a nós "pagar para ver", apitar, chamar à atenção, impor a derrota ao inimigo.

2. Amarrar o inimigo (Mc. 3:27, Mt. 18:18). (O Senhor Jesus afirma ser necessário, só não diz como se faz.) O amarrar consiste em assumir nossa posição em Cristo, reivindicar a vitória e autoridade dEle, e em tantas palavras proibir qualquer ingerência ou ação satânica ou demoníaca junto a determinada pessoa, ocasião, lugar, etc. (Não esquecer o evangelizando.)

a. Parece que temos que ser específicos. (Já tentei amarrar Satanás vez por todas até o fim do mundo, mas não funcionou--suponho ser o próprio Deus que não permitiu, pois para que o mundo acabe da maneira prevista na Bíblia é imprescindível a atuação de Satanás e os demônios no mundo ainda; outrossim Ele está nos treinando para o porvir.) (N.T. em Munduruku.) (Badernaço em BSB e a greve de 12/12/86.)
b. Amarrar "valentes" locais--demônios territoriais (Dan. 10). Mandar artilharia pesada antes do missionário. [guerra no Golfo Pérsico]
1) Pactos feitos com os demônios pelos ancestrais. Mapeamento espiritual.
2) Injustiças praticadas (2 Sam. 21:1-6). Oração identificacional.
3) Maldições locais: Mateus 10:14-15 (Atos 13:51) [Mt. 11:21-24]-- missionários e pastores derrotados/magoados [Jo. 20:23].

3. Mandar demônio para o Abismo--Lc. 8:31, Ap. 9:1-11. [Dickason, Billheimer]

4. Destruir fortalezas e "sofismas" (2 Cor. 10:4-5)--retomando áreas dos espíritos territoriais (pontos cardeais).

a. A nível de país: cosmo-visões--podemos guerrear ao redor do mundo, no âmbito espiritual, lutando ao lado dos missionários. (O espiritismo no Brasil)
b. A nível de pessoa: "fortalezas" (cabeças-de-ponte) nas pessoas--maldições (Ex. 20 VS Ezeq. 18), pactos, despachos. [2 Cor. 5:17 "tudo se fez novo" = em potencial. Nem o sangue de Cristo e nem a graça de Deus nos livram, necessária ou automaticamente, das conseqüências dos nossos pecados nesta vida (só no porvir).] Jer. 17:5—confiar no homem traz maldição.

5. Impor a autoridade de Cristo (2 Cor. 10:5-6, Mt. 18:18b--acionar anjos [Heb. 1:14; Mt. 26:53, 18:10; At. 12:15]).

a. Influir em governos--"levar os pensamentos cativos". (Influir nas atitudes de oficiais dos governos.) (Carnaval de 1992--estragamos a festa do diabo.)
b. A pessoas e à natureza (Lc. 10:19 e Mc. 16:18) (mulher em Toronto) (Jesus--Lc. 4:28-30, João 8:59, 10:39) (a greve de 12/12/86) (touro).
c. Resolver problemas sociais (1 Tim. 2:1-4). Igreja, "coluna e alicerce da verdade" (1 Tim. 3:15). (Prov. 25:26 VS Prov. 28:1) Prov. 28:4, Zac. 5:1-4 (Sl. 149:5-9). [Os jovens do Instituto Bill Gothard--Nova Zelândia, Bolívia, Indianapolis, Jacksonville.]
d. "Punir desobediência"--2 Cor. 10:6. (Juízo começa pelo povo de Deus.)

6. Desfazer as conseqüências das obras do diabo, em casos específicos (1 João 3:8)--(Terezina, PI [nov. '84]) (Jesus--Mc. 4:37-39).

7. "Qual Ele é, somos nós neste mundo" (1 Jo. 4:17). A Igreja é o corpo de Cristo. O ofício de julgar--João 5:22, 27; Salmo 149:5-9; 1 Cor. 6:2-3, Zac. 5:1-4. [domínio do mundo: Deus ( Adão ( Satanás ( Cristo ( nós]

8. Cuidado com concorrência com "santos" ou pajés--cuidar para que Deus receba o crédito\a glória por uma cura, etc.

Agora, que ninguém se iluda. Estamos em guerra, e o inimigo certamente contra-atacará, revidará. É totalmente necessário andar prevenido e atento, e saber como se defender!

D. As Armas de Defesa: Deus não nos manda contra Satanás sem defesa--temos as melhores armas, mas é preciso conhecê-las e estar preparado para usá-las.

1. Livrar-se das seqüelas do passado--"cura interior".

Batizar-se (quebrar vínculo com o mundo e o diabo). Invocar o Senhor.
b. Pactos e maldições que vêm dos outros. (mas contra ataques presentes devemos amarrar o inimigo)
Pactos e maldições que vêm de nós mesmos (Jer. 17:5, 48:10, Mal. 1:14).
Laços do diabo (maçonaria, meditação transcendental, teoria da evolução, material pornográfico, etc.)--Atos 8:23, Ex. 23:33, Josué 23:13, 2 Tim. 2:26, 1 Tim. 3:7, Atos 19:19. [Márcio, Joel]
Alianças com o pecado--Heb. 12:1 (fornicação, aborto, divórcio) (Juizes 2:23, 3:4) (Sl. 109:17-18). (Satanás aproveita o trauma--qualquer trauma.)

Livrar-se de complicações do presente.

a. Não dar lugar ao diabo—Ef. 4:27.
Ef. 4:26—ira, ódio, ressentimento conservado e alimentado—Satanás monta em cima.
Falta de perdoar—Mt. 6:14-15 (Ef. 4:30-32).
(“Vosso Pai celestial não vos perdoará”—como entender este dizer de Jesus? Mesmo dando a interpretação menos incômoda—de que são dois tipos ou duas áreas de perdão divino, o perdão que dá justificação e vida eterna ao regenerado e o perdão que restabelece comunhão e depende de confissão contínua [1 Jo. 1:9], e que o perdão aqui é do segundo tipo—estamos diante duma questão muito séria. Se Deus não me perdoar, porque eu não quero perdoar, então fico sem comunhão, que certamente afeta minha proteção—fico aberto aos ataques to inimigo sem entender o que está acontecendo.)
3) Não deter-se com Dalila (Sansão). Não por coisa má diante dos olhos—Sl. 101:3 (Sl. 119:37, Fil. 4:8). (Televisão, vídeos, Internet—ficar observando pornografia, violência, valores pervertidos, ocultismo, destruição, etc., é maneira certa e segura de receber influência maligna.)
É necessário compenetrar-se de que não temos proteção automática contra as maldições, trabalhos, feitiços maquinados contra nós por bruxas, feiticeiros, médiuns, em fim; eles podem projetar seus espíritos contra nós, etc. [Neã]
Orações improcedentes e maldições proferidas contra nós por crentes (Prov. 28:9, Jo. 20:23.)
(Quando Deus não pode aproveitar uma oração fica um prato cheio para o inimigo. As igrejas estão cheias de pessoas feridas por outros crentes.) (É preciso ficar atento, rechaçar tais coisas, pedir a benção de Deus [Sl. 109:28], levar pensamento cativo [do outro, 2 Cor. 10:5], vencer o mal com o bem [Rom. 12:14, 17-21].)
d. Maldições através da igreja--Mal. 2:1-3, 7. ["ungido do Senhor"--só por ordem direta de Deus--unção não é vitalícia--a maioria não são ungidos] ["sucessão apostólica"--ordenação por pastores maçons, evolucionistas, pecadores arrogantes, etc.]
e. Cobertura furada—marido omisso, etc.

3. A armadura de Ef. 6:13-18 (não tem peça para as costas--tem que enfrentar o inimigo.)

a. Verdade--qualquer falta de verdade na minha vida é uma brecha que o inimigo fatalmente vai aproveitar.
b. Justiça--qualquer falta de justiça na minha vida, idem.
c. Preparo--sair à guerra sem preparo adequado é o mesmo que sair descalço; pisa em coisa pontiaguda e vai mancando. Pé ferido em luta livre é sério.
d. Fé--em Deus (Ef. 6:16). Precisamos saber quem é o nosso Deus, o maior!
e. Certeza da salvação.
f. A Palavra de Deus (Ef. 6:17)--o exemplo de Jesus após os 40 dias (rechaçar medo, acusações, etc. com base na Palavra).
g. Oração (Ef. 6:18-19)--já que a guerra é espiritual, se trava principalmente no âmbito espiritual ou seja, na oração. (Missionário precisa de quem ore por ele, vs. 19, e com perseverança.)

4. A maior arma de defesa = "resistir" (Tiago 4:7). É imprescindível sujeitar-se primeiro a Deus. O "resistir" consiste em reconhecer a ação do inimigo (em determinado caso) e repreendê-lo em nome do Senhor Jesus Cristo--(experiência própria). O expulsar é "resistir", pois funciona exatamente assim.
Agora, Satanás prefere manter pessoas e igrejas na ignorância e na incredulidade a seu respeito, mas quando alguém desperta para a verdade aí o inimigo procura confundir, para diminuir o prejuízo. Com calma e humildade quero expor alguns "mitos", segundo eu entendo.

a. Resistir não é dom, é ordem (1 Ped. 5:9). Dom é para os poucos dotados, ordem é para todos. (Proteger sua família; não depender do pastor.)
b. Não pedir que Deus resista, pois Ele manda que nós o façamos. Seria desacato e não humildade. O que o arcanjo Miguel não pôde (Jd. 9), nós podemos--em princípio somos superiores aos anjos (Gn. 1:26, Rm. 8:17, 1 Cor. 6:3, Col. 2:18, Hb. 1:14, Ef. 1:21 e 2:6).
c. Não pedir permissão--guerra é guerra [Sustaires]. Nem precisa estar presente--no âmbito espiritual podemos guerrear ao redor do mundo (irmãos idosos, donas de casa).
d. Oração e jejum (Mc. 9:29, Mt. 17:21). [Em Mc. 9:29 só 4 manuscritos gregos omitem “e jejum”, contra mais de 1.800; e em Mt. 17:21 só 7 omitem o verso, também contra mais de 1.800.] Meu jejum acrescenta qualquer coisa à vitória de Cristo? (Ef. 1:20, 2:6).
quem tem autoridade não precisa levantar a voz (demônio não é surdo)--evitar sensacionalismo. (cultura religiosa)
não precisa impor mãos, ou queimar objetos (mas feitiços e artefatos satânicos devem ser destruídos). (No V.T. era diferente--com a vitória de Cristo as regras mudaram.)
não destruir objeto sem autorização do dono.
Demônio é "velhaco"--fazem tudo para nos enganar, despistar, enrolar.
1) resistir a todos e proibir a volta (para o Abismo; interditar).
não bater papo com demônio--são mentirosos por ofício, querem nos enrolar. (Dt. 18:9-14[15-22]) [Confronto com médium pode ser exceção, inquirir também.]
não precisa saber o nome--expulsar de uma vez todos, como fez Jesus (Lc. 8:30-33).
cuidado com "experiências", pois Satanás é uma "fábrica" de experiências.
f. E demônio recalcitrante?
1) começar pelo chefe (Tg. 4:7).
2) somar forças (Mt. 18:19, Mc. 9:29) [arco 200 lb.].
3) mandar para o Abismo (Lc. 8:31, João 14:12) ["fogo do céu"].
4) Deus é soberano--Ele quer nos ensinar: ouvir dEle se existe pacto ou outra complicação.
a) louvar.
b) perdoar.
c) humildade [Ely].
d) fé--"fé é a prova das coisas que não se vêem" (Tiago 4:7, "fugirá"). Porque ficar repetindo a ordem? É Deus que faz a coisa funcionar--Ele não é surdo (logo não precisa repetir) [Zélio]. Porque será que não queremos deixar uma pessoa sofrendo? (É só compaixão ou é nossa reputação?)
5) acionar os anjos--Hebreus 1:14, Mateus 26:53.
6) às vezes uma pessoa finge estar demonizada (para se vingar ou aparecer).

5. "Cobrir com o sangue de Cristo", proibir ataque de antemão. (Amarrar Satanás cada manhã e cada noite.)

6. Questões para pesquisa.

a. Alguns casos requerem viva voz? Quando o desafio é público a repreensão também deve ser.
Há prazo?
O satanismo aumenta a "barra" [Debbie]. (demônio + ser humano = ?)
["projeção astral"--??(2 Reis 5:26, 6:12, 1 Cor. 5:3-4, Col. 2:5)??]
[robôs humanos; lobisomem, etc.].

7. Cuidado com "presentes" amaldiçoados; abençoar todo alimento.

8. Perigos.

a. Revide/contra-ataque/retaliação [acidentes, doenças, calamidades, finanças, filho nasce com defeito].
Cuidado com a soberba.
Não deixar vácuo (Mt. 12:44). Introduzir ação/influência positiva ao passo que afasta a ingerência maligna (Mt. 18:18). Mateus 26:53.
O passifismo espiritual (Sl. 78:9, Jer. 48:10).

Observação: Nossas armas de defesa são as melhores e perfeitamente adequadas (uma vez sabendo como manuseá-las), mas não convém ficarmos só numa postura defensiva, sempre na expectativa à espera da próxima paulada, deixando assim a iniciativa com o inimigo. Vamos tomar a ofensiva, vamos conduzir a guerra a nosso modo! (Lembrar Sl. 78:9 e Jer. 48:10.) Em qualquer guerra é importante conhecer o inimigo.

E. Quem é o Inimigo?--É Satanás, "vosso adversário" (1 Ped. 5:8). A Bíblia diz muita coisa a respeito de Satanás e os demônios, e o Senhor Jesus ensinou claramente a seu respeito--quem não acredita está rejeitando a palavra de Jesus. Satanás "engana todo o mundo" (Ap. 12:9), se apresenta como "anjo de luz" [já foi] (2 Cor. 11:14), é "tentador" (1 Tess. 3:5), é nosso "acusador" (Ap. 12:10), é "príncipe das potestades do ar" (Ef. 2:2), é "o deus deste mundo" (2 Cor. 4:4), é "o príncipe deste mundo" (João 16:11, mas já deposto--João 12:31), e o mundo inteiro "jaz" nele (1 João 5:19).

1. Sua origem e queda--o mais elevado ser (angelical) criado (Ez. 28:12-17, Is. 14:12-15)--não caiu sozinho (Dan. 10:12-13, Ap. 12:4)--não perdeu a patente (Jd. 9, Ef. 6:12, 1:21)--são pelo menos 50 milhões (Ap. 5:11).

2. Conseqüências para nós--E daí? Que tem tudo isto a ver com missão transcultural ou evangelismo? Tem tudo a ver (Mc. 3:27, 2 Cor. 4:4, Mc. 4:15).

a. Quando tentar arrancar um povo (ou uma pessoa) do poder de Satanás você tem pela frente tão somente o ser criado mais poderoso, mais inteligente e agora mais malevolente do universo.
b. Porque Deus não protege Seus servos? Tem que permitir que levemos as conseqüências de nossa ignorância culpável. Temos que aprender.
c. Jesus não ganhou? Satanás não foi derrotado? Porque a problemática toda? (Agem na base do blefe/da usurpação--compete a nós "pagar para ver".)

F. Como Atuam Satanás e os Demônios?--Vamos direto ao Texto Sagrado (Lc. 9:18-22 e Mt. 16:13-23)--estamos diante duma verdade terrível! Temos um inimigo invisível que tem acesso às nossas mentes.

1. Atacam as mentes--Pedro (Mt. 16:23; o cirandar--Lc. 22:31), a própria experiência, reuniões de obreiros. [branco (Eltom), inverter idéia]
a. Contra a oração (Dan. 10:12-13) (ninguém ora sem marcação). [sono, telefone, visita, cachorros, crianças]
b. Contra a vida física--Ananias (Atos 4:32-5:10) (1 Cron. 21:1).
c. Contra a vida eterna--Judas (João 13:2 e 27; vê João 17:12, Mt. 26:24), e não só Judas (2 Cor. 4:4, Mc. 4:15).
d. Outras evidências--Satanás "corrompe as mentes" (dos crentes, 2 Cor. 11:3), a língua "inflamada pelo inferno" (Tiago 3:2-12), medo de testemunhar (2 Tim. 1:7), pesadelos ("nightmare" há 400 anos), espiritismo e satanismo (mundo das drogas, pornografia, "rock", homossexualismo, aborto, etc.).
e. Falsificam os dons do Espírito Santo--lidar com os dons (pois existem) requer discernimento, porque Satanás também dá profecia, língua, cura, etc. O estrago que o inimigo faz nesta área é terrível. (Expulsar demônio nada tem a ver com os dons do Espírito.) (1 Cor. 14:39).
Enganam e ensinam doutrina (1 Tim. 4:1) [idéias "brilhantes"].
Lêem os pensamentos—não é problema maior, mas evitar “segurança” falsa. Nada tem a ver com a onisciência (última tecnologia na aviação—pensamentos saem para fora do crânio).

2. Influem nos objetos físicos.

a. Atacam a saúde: Jó, Paulo (2 Cor. 12:7), "filha de Abraão" (Lc. 13:11, 16), experiência própria, mistura de sintomas.
b. Mexem nos objetos: computador, casas assombradas, ex-espíritas (Pacaás-novos).
c. Materializam-se (lobisomem, estupro). [cavalo na estrada, OVNIs]
d. Utilizam objetos para infernizar vidas e lares (feitiços, artefatos, objetos amaldiçoados).

3. No espiritismo:

Imitam pessoas finadas.
Podem curar (mas com condição).
Demônio maior pode expulsar demônio menor (Mt. 7:22).
Fazem coisas sobrenaturais.

4. Tentação ao mal (não é demonização)--Cristo (após os 40 dias--Mt. 4:1-11, Lc. 4:1-13), nós (ver 1 Cor. 10:13)--mas Deus não tenta (Tg. 1:13).

5. Coisas atribuídas a Satanás.

a. Ele influe na cultura dos homens (1 Jo. 5:19, "o mundo"), e nas pessoas (Ef. 2:2).
b. Ele arma "laços"--incrédulos (2 Tim. 2:26), pastores (1 Tim. 3:7).
c. Ele tenta, engana, acusa (ver F.).

6. Implicações:

a. Se pudéssemos nos compenetrar, realmente, do quanto eles atrapalham nossas vidas (atacam nossas finanças também), poderíamos simplesmente transformá-las (lembrar Ef. 6:12). (O que acontece lá fora no mundo às vezes nem conseguimos imaginar--a participação demoníaca nos suicídios, nos toxicômanos, nos homossexuais, na pornografia, na música "rock", no crime, na violência, na imoralidade "não está no gibi".)
b. Porém, não enxergar demônio debaixo de cada pedra e atrás de cada pau-- exige-se discernimento.
c. Não jogar a culpa de tudo de mal que faço sobre o inimigo--somos pecadores por conta própria.
d. Os ataques podem ser indiretos (carta, telegrama, telefonema); atacam um filho para atingir os pais, etc.

Observação: Gastei esse tempo todo versando sobre o inimigo não para enaltecê-lo, e muito menos cultuá-lo, e sim para que vocês se conscientizem, se compenetrem do perigo que ele representa. Quem for mexer com fera sem respeitar o perigo que representa, sem saber lidar, fatalmente apanha. Temos um inimigo terrível pela frente, mas o nosso Mestre, Jesus, nos coloca à disposição armas perfeitamente adequadas, não só para nos defender como para impor a derrota a aquele. Resta uma questão que exige consideração: Porque tanta ignorância sobre este assunto nos meios evangélicos?

G. Mas, Porque Tanta Ignorância da Nossa Parte? (Ignorar o inimigo é facilitar demais.)

1. Somos influenciados pela cultura envolvente que é muito materialista, descrente no sobrenatural. Lembrar 1 João 5:19. O materialismo é um dos sofismas (2 Cor. 10:5) confeccionado por Satanás para afastar as pessoas do conhecimento do Criador (também o Islão, o Marxismo, o Hinduismo, o Budismo, o Animismo, o Humanismo, o Espiritismo, etc.). (O pesquisador materialista estudando fenômenos "para-psicológicos" se expõe fatalmente.)

2. Em certos ambientes existe uma noção errada de culpa que dá vergonha de tocar no assunto (mas o silêncio favorece ao inimigo).

3. Nossas principais versões da Bíblia nos despistam--devia ser "demonizado" em vez de "endemoninhado". O vocábulo "possesso" não existe no Texto Original; é invenção dos tradutores.

a. "Endemoninhado" é sempre tido por "possesso"--mas a idéia central de "posse" é propriedade, que engana as pessoas. Primeiro, ser humano não pode ser "propriedade" de demônio (embora os demônios às vezes aleguem assim). Pior, tem dado margem a uma idéia nas igrejas que acarreta conseqüências sérias--já que o crente pertence a Deus, pressupõe-se que não pode "pertencer" a um demônio ao mesmo tempo. Mas a questão certa é de controle, não propriedade--devemos aposentar o termo "possessão". O controle demoníaco certamente existe mas representa só uma pequena parte da ação do inimigo contra os homens, exatamente os casos mais extremos. O desenho que segue mostra as áreas que a demonização abrange.

as mentes | objetos | obsessão | opressão | controle

b. Conseqüências: Nas igrejas e escolas "tradicionais" o assunto nem entra no cardápio, talvez por pensarem em termos de propriedade e julgarem que crente fica isento. Mesmo nas igrejas que têm ministério de libertação, costumam lidar somente com os casos de controle--a maior parte da ação do inimigo contra nós passa desapercebida. Assim, essa idéia de que "crente não pode ser possesso" acarreta resultados bastante negativos.

4. Existe a idéia catastrófica de que seríamos isentos, "intocáveis"--1 João 5:18.

a. Em que consistiria o "tocar" do Texto? (Cristo--Mt. 4:1-11; Paulo--2 Cor. 12:7; Pedro--Mt. 16:22-23).
b. O texto certo e a tradução certa é "não peca" e "conserva-se a si mesmo"--mas quem é "o gerado de Deus"?--É a nova natureza, o "novo homem", que recebemos quando da regeneração, e não o crente como um todo.
c. Efésios 6:12 é mais do que claro--"nossa luta livre" (muito direto, físico, pessoal). (1 Ped. 5:8--para que "vigiar" se o leão não pode fazer nada contra nós?) Estamos sujeitos a demonização, podem ter certeza! Vale a submissão consciente ao Espírito Santo. (Qual a maior concentração de demônios nesta cidade?)
d. Afinal, crente pode ser "possesso"?
1) Primeiro, é questão de controle, não só de presença; Deus é onipresente e portanto convive sempre com Satanás e os demônios (Jó 2:1, Ap. 12:10). Você já entregou todas as chaves da sua "casa"? Vale é a entrega sem reservas ao Espírito Santo.
2) Segundo, quem peca conscientemente faz causa comum com Satanás. Quando crente permanece no pecado, dá "cabeça-de-ponte" ao inimigo--ele se instala na vida e faz por onde ampliar a área que controla; dá obsessão, opressão, e finalmente controle. O crente pecador vai enfraquecendo, e pode chegar ao ponto de não ter mais força para se recuperar sozinho; aí terá que ser socorrido por outros--se esse socorro não chegar . . . .
3) Ressalva, retaliação que vem contra guerreiro de Cristo que está conduzindo ofensiva contra Satanás é totalmente diferente; não é por causa de pecado na vida (mas qualquer "brecha" será explorada).
4) Em todo caso, quero fazer um apelo aos irmãos; mesmo que não queira aceitar a idéia de crente ser controlado por demônio, por favor, não rejeite a verdade de crente ser demonizado. Quem andar controlado pelo Espírito Santo nunca será controlado por demônio, mas quem facilitar, já sabe.

5. Os acovardados--parece existir medo da parte de alguns (muitos?) pregadores e doutrinadores de tocar no assunto. Às vezes, o jovem pastor pregou uma bela mensagem contra Satanás, mas o contra-ataque não tardou; levou a pior e agora silenciou sobre o inimigo. Mas 2 Tim. 1:7 deixa claro que Deus não dá espírito de medo/covardia. (Ver Sal. 78:9 e Jer. 48:10.)

H. Pondo em Prática--Alguns Prerequisitos. "Basta ao discípulo ser como seu Mestre" (Mt. 10:25). É importante seguir o exemplo do Senhor Jesus nos ítens que seguem.

1. Manter comunhão com o Pai. Participação efetiva na guerra espiritual começa com compromisso total com Jesus e Seu Reino, compromisso que tem que ser renovado todos os dias (Heb. 10:7, Rom. 12:1-2, Lc. 9:23). Mantermos as nossas contas ajustadas.

a. Humildade--Deus exige humildade da nossa parte (Tiago 4:6).
b. Santidade--Deus exige mãos limpas e coração puro (Tiago 4:8), que andemos em comunhão com Ele e submissos ao Espírito Santo--assim poderemos andar revestidos da autoridade que Ele nos outorga e manuseando Seu poder. (Mão suja não pega no poder de Deus.)
Intimidade--amigos, não cavalos nem meros escravos. (Sl. 32:9, Jo. 15:15)
(A “presença” de Deus sobre nós depende de intimidade VS “graça” que todos têm.)

2. Ser radical quanto à autoridade do Texto Sagrado. "Se permanecerdes na minha Palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos" (Jo. 8:31).

a. Em Mateus 24:35 o Senhor Jesus declarou: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." "As minhas palavras" representam a palavra do Criador (Jesus sabia quem Ele era). Ele declara a autoridade eterna da Sua própria palavra. Quanto ao Antigo Testamento Ele não foi menos taxativo. Em João 5:45-47 Ele praticamente equipara os escritos de Moisés a Sua própria Palavra. Após afirmar que veio cumprir a lei e os profetas, declara: "Em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido" (Mt. 5:18). "É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei" (Lc. 16:17). "A Escritura não pode ser anulada" (Jo. 10:35). Observar que Ele assegurou os detalhes mínimos da forma do Texto ("til" é a letra menor do alfabeto hebraico). Jesus levava o Texto Sagrado a sério--Ele aumentou o alcance da Palavra, por vezes, mas nunca arredou um centímetro do sentido literal. (ver Mt. 5:17-48)
b. Quanto ao Apocalipse, e por extensão o N.T., Aquele que estava assentado no trono (o trono no caso seria o grande trono branco [Ap. 20:11], e como é o Filho que julga [Jo. 5:22, 2 Tim. 4:1] podemos entender que é o Cristo glorificado) garante que as palavras escritas são "verdadeiras e fieis" (Ap. 21:5). O uso da forma plural, "palavras", acaba atingindo cada uma--Deus garante cada palavra.
c. Em Mateus 4:4 o Senhor Jesus afirmou: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus". Ora, se havemos de viver de "toda a palavra" de Deus hoje, então todas elas têm que existir também hoje--é uma garantia da preservação do Texto através dos séculos. Ver 1 Cron. 16:15. Aliás, quase as últimas palavras na Bíblia (Apoc. 22:18-19) refletem a nítida preocupação de Deus pela exata transmissão de cada palavra do Livro.

Que tal irmãos, vamos ser igual a nosso Mestre?

3. Ser maior que a cultura. 1 João 5:19 e Ef. 2:2--toda cultura dos homens tem aspectos de origem satânica que não combinam com os valores do Reino. (1 Tes. 5:21, Rom. 12:1-2, 1 Jo. 2:15)

a. O Senhor Jesus criticou sua própria cultura (dos Judeus)--Mt. 23:13-28, Mt. 5:33-48; sempre fazia no sábado o que os Judeus não gostavam. Não teve medo de se contaminar: lidou com prostituta, tocou em leproso.
b. Ele criticou a cultura dos samaritanos--João 4:22 (v. 18).
c. Ele criticou a cultura dos gentios--Mt. 15:26 (no A.T. têm críticas severas à cultura dos cananéus, etc.)
E a cultura brasileira? Mt. 5:37, Mt. 12:34-37, 2 Tes. 3:10, Ef. 4:28, Prov. 22:15, 23:13-14, Heb. 12:6.
E a nossa cultura religiosa? João 3:8 (o Espírito Santo é imprevisível), 2 Tim. 3:5 (aparência de piedade VS poder; “imagem”).

4. Odiar o mal. Odiar o mal faz parte necessária do amor de Deus, pelas conseqüências do pecado.

a. Hebreus 1:8-9 cita Salmo 45:6-7, declarando que diz respeito ao Filho: entre outras coisas afirma que Ele odéia a iniqüidade. O próprio Cristo glorificado declara que Ele odéia as obras dos nicolaítas (Ap. 2:6). Jeovah odéia o roubo (Is. 61:8), o divórcio (Mal. 2:16) e sete transgressões outras (Prov. 6:16-19). "O temor de Jeovah é odiar o mal (Prov. 8:13, ver Prov. 9:10). Em Salmo 97:10 temos uma ordem: "Vós, que amais Jeovah, odiai o mal". Vamos obedecer?
b. Salmo 5:5-6 nos informa de que Jeovah odéia a todos os que praticam a iniqüidade. Costumamos pregar que Deus odéia o pecado mas ama o pecador. Parece que sim, até certo ponto. Mas quando alguém se torna aliado de Satanás, fazendo questão de praticar o mal, incorre na ira de Deus. (Ver Salmo 26:5, 31:6, 101:3, 119:104, 119:113, 119:128, 119:163--isto nos ajuda a entender a atitude de Davi em Sal. 139:21-22; é aos que agem com "intenção maligna" [v. 20] que ele odéia.) Temos que aprender a odiar o pecado, o mal em todas as formas, Satanás e seus anjos--como eles são irrecuperáveis (Mt. 25:41, 2 Pd. 2:4, Ap. 20:10), trata-se de uma guerra sem trégua, sem quartel, até a morte. [Lembrar que Deus só perdoa pecado confessado (1 Jo. 1:9).]
c. Jeovah-Filho veio a primeira vez como Cordeiro, manso e meigo--caniço quebrado não esmagava, pavio fumegante não apagava, até fazer triunfar o juízo (Mt. 12:20). Mas agora, Ele já ganhou a vitória, Satanás já foi julgado. Ele voltará como Leão, para julgar e reinar com vara de ferro. Aquele que fez a propiciação sozinho (1 Jo. 2:2, Heb. 1:3), também pisará sozinho o lagar da ira de Deus (Ap. 19:15) (ver também Atos 3:23). Embora sejamos porta-vozes do Cordeiro, somos também porta-vozes do Leão, já, agora. As "coisas maiores" dependem da vitória já ganha.
d. Remover "cobras" (Mc. 16:18, Lc. 10:19). ("raça de víboras", "vosso pai o diabo") (Distinguir entre dois tipos de “homem mau”—os que deliberadamente maquinam o mal, e os que gradualmente perderam a capacidade de distinguir entre o bem e o mal; estes podem ter esperança.)

5. Entender o ofício de julgar. Em João 5:22,27 (2 Tim. 4:1) o Senhor Jesus afirma que compete a Ele o ofício de julgar, e 1 João 4:17 nos informa que "qual Ele é somos nós neste mundo"--neste mundo, não no porvir.

a. Quando Paulo pergunta, "não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo?" (1 Cor. 6:2-3), fica claro que os leitores deveriam saber. Para tanto teria que ser uma coisa já revelada. Com efeito, está em Salmo 149:5-9. É para os santos tomarem "espada de dois gumes nas suas mãos, para tomarem vingança das nações e punirem os povos, para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro, para executarem contra eles o juízo escrito; esta é a glória [ou "honra"] de todos os santos." "Todos os santos"--se você é um santo, executar juízo escrito é da sua competência.
Por exemplo: em Zacarias 5:1-4 encontramos uma maldição escrita contra ladrão. No nosso congresso nacional ladrão é que não falta, e dos graúdos. Porque não invocarmos sobre eles "o juízo escrito"? Devemos ser "ousados como o leão" e "pelejar contra os ímpios" (Prov. 28:1 e 4). (Apoc. 18:6--o povo de Deus vai julgar Babilônia.)
b. O Senhor Jesus outorgou aos discípulos a autoridade de condenar até uma cidade (Mt. 10:14-15), e o apóstolo Paulo fez uso do expediente pelo menos uma vez (Atos 13:51). O próprio Senhor Jesus tinha dado o exemplo (Mt. 11:21-24, 23:13-38). Mas é possível reverter [Aldo-Wagner]. Pelo menos duas vezes Paulo entregou alguém a Satanás (1 Cor. 5:5, 1 Tim. 1:20). O Cristo ressurreto outorgou aos discípulos a autoridade de perdoar ou reter pecados (Jo. 20:23).
c. 1 João 4:3-4 afirma que já vencemos os espíritos do anticristo. Um dia iremos julgar os anjos, presumivelmente os bons (1 Cor. 6:3), mas Satanás e seus anjos, os demônios, já estão julgados (Jo. 16:11, Ef. 1:21), e nós temos autoridade sobre eles (Ef. 2:6). Então irmãos, vamos levar a sério o nosso ofício--tem tudo a ver com a guerra espiritual.

6. Aceitar o "cálice" preparado--João 12:27, Hebreus 12:1-3.

a. O "corpo" preparado--Hebreus 10:5.
b. O "cálice" e o "batismo"--Marcos 10:37-38.
c. Suportar "durezas" como bom soldado de Jesus--2 Tim. 2:3, 1 Tes. 3:3-4.
d. Completar os sofrimentos de Cristo--Col. 1:24.

7. Ter mentalidade de servir--Mateus 20:26-28, João 13:14-15. Jesus trabalhou com as mãos.

I. Implicações Estratégicas para Missões:

1. O mundo verdadeiro é o mundo espiritual (Heb. 9:8-9, 22-24; 2 Cor. 4:18; [1 Cor. 9:11; Rom. 15:27; Gal. 6:6]), e portanto a guerra verdadeira se trava no âmbito espiritual. Precisamos aumentar a nossa sensibilidade para o espiritual--nossas igrejas estão cheias de "soldados" feridos, sem o saber.

2. Das pessoas que Deus chama para missões, Satanás derruba a maioria por aqui. Dos poucos missionários que alcançam o campo no estrangeiro a metade são tirados do páreo dentro de quatro anos.

3. Precisamos de obreiros que sabem conduzir a guerra espiritual, que sabem impor a vitória de Cristo sobre Satanás e os demônios. Se conseguirmos encher o mundo de tais obreiros poderemos terminar de alcançar o mundo, cumprindo a Grande Comissão, dentro de poucos anos, relativamente, pois produzirão muito mais efeito do que os outros que não sabem.

4. Precisamos de igrejas cheias de crentes que também sabem conduzir a guerra. Precisamos de atiradores de éscol, pessoas que sabem atingir um alvo específico. Crentes idosos e donas de casa podem ser grandes guerreiros nesta guerra. Proteger a família diariamente.

5. Junto a 1.000 nações étnicas nós é que estamos algemados; junto a 1.000 etnias a vitória de Cristo não está valendo nada (ainda)! Pois não existe Evangelho ou testemunha de Cristo por lá e pouco adiantaria amarrar Satanás junto a tais povos. (E outras mil não tem discipulador.) É totalmente necessário termos obreiros junto a cada etnia! "Rogai ao Senhor da seara" (Mt. 9:38).

6. Em Mateus 16:18 o Senhor Jesus afirma, "Edificarei a minha Igreja, e os portais de Hades não resistirão a ela". Estamos diante duma promessa importante que deve nos animar. Lutemos com confiança!

7. Se todo crente aprendesse a conduzir a guerra espiritual arrasaríamos com Satanás. Transformaríamos nossas vidas, famílias, igrejas, a sociedade e quiçá o mundo. Que tal? Vamos lá? Vamos que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...