Seguidores

VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA

VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA


-Tema: IGREJA
Atos 2.42-47 e 4.31-35
-Introdução: As primeiras gerações de cristãos, até o segundo século é conhecida como a Igreja Primitiva. Jesus é a Cabeça (Efésios 5.23) e a Igreja é o seu Corpo (I Coríntios 12.27). Então se a Cabeça é a mesma, o corpo também permanece, ou seja, a Igreja que está ligada em Jesus Cristo, o Senhor.
O livro de Atos dos Apóstolos traz palavras chave que são repetidas no texto ou estão implícitas em seu conteúdo. Baseado nestas palavras, podemos perceber qual era a ênfase da Igreja Primitiva. Se voltarmos a estes princípios, podemos nos aproximar da realidade vivida pelos primeiros cristãos.

É possível voltar à Igreja Primitiva?

Vamos refletir sobre as características principais da Igreja Primitiva baseando nas palavras chave do texto grego no livro de Atos:

1- DOUTRINA = Didaquê:

Atos 2.42 “E perseveravam nadoutrina dos apóstolos, e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.
A Didaqué ou Didachê (didaxh/) é ensino ou a doutrina1 da Igreja Primitiva. Existe um documento histórico chamado Didaqué que contém as orientações principais sobre a Igreja e a fé cristã de modo geral destinada ao ensino de novos convertidos. Este texto foi escrito entre 96 e 100 d.C. e foi preservado como prova do cuidado que os primeiros cristãos tinham com sua doutrina.
Esta primeira palavra mostra que a Igreja estava baseada na “doutrina dos apóstolos” e não em novidades, modismos teológicos, costumes denominacionais ou opiniões individuais. Não existe outro alimento para a Igreja senão a Palavra de Deus (Mateus 4.4).
A Igreja assumia sua missão que Jesus deixou para “ensinar todas as coisas”(Mateus 28.20). Isso nos faz lembrar a ‘era da Escola Dominical’, período em que as igrejas evangélicas eram marcadas pelo estudo da Bíblia e formavam comunidades robustas, bem como cristãos preparados. Com o enfraquecimento da Escola Bíblica, muitas igrejas também enfraqueceram. Enquanto isso, percebemos muitas seitas que preparam seus fiéis com estudos e capacitação, por isso estão avançando cada vez mais.
Se quisermos voltar à Igreja Primitiva, também precisamos retornar às Escrituras, como disse Martinho Lutero: “somente a Bíblia” (Sola Scriptura) é suficiente para o conhecimento da Salvação. Uma Igreja verdadeira precisa estar baseada na Palavra de Deus.
A Igreja precisa voltar ao ensino da Palavra de Deus!

2- PODER = Dynamus:
Atos 2.43 “E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos”.
A palavra poder é o termo Dynamus (du/namiv)2 que significa virtude, domínio ou capacidade sobrenatural. O poder do Espírito Santo proporcionava que sinais, milagres e prodígios acontecessem com frequência comum (Atos 5.12).
Sem dúvida alguma, a força da Igreja Primitiva era o poder espíritual prometido por Jesus “recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo” (Atos 1.8). Sem este poder a Igreja se torna fraca e impotente.
Com o passar do tempo, durante a história a Igreja começou a buscar outros poderes, ou seja, com a institucionalização interna, a Igreja estabeleceu poderes e cargos dentro de sua estrutura e externamente, a Igreja se tornou poderosa e reconhecida no mundo. Com isso, muitas vezes a Igreja deixou de buscar e depender somente do poder espiritual para usar de seus artifícios como seus títulos e influência social.
Infelizmente muitas igrejas começam buscando o poder do Espírito e com o tempo começam a prosperar, passando a estabelecer seus próprios poderes internos, além de fazer alianças políticas em busca de poder perante a sociedade. Consequentemente o poder espiritual se esfria.
A Igreja precisa voltar a buscar somente o Poder do Espírito Santo!

3- COMUNHÃO = Koinonia:

Atos 2.44 “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum”.
A Koinonia (koinwni/a) significa “tudo em comum”3 com sentido de comunhão. A comunhão é comum + união ou união comum. Esta vida em conjunto entre os irmãos primitivos era uma marca visível da Igreja. Não se viam cristãos solitários, sempre estavam juntos.
A forma de cuidado entre os irmãos na Igreja primitiva, chamada de poimênica(poimh/n) 4, que é o cuidado pastoral, fazia que todos procurassem apoiar uns aos outros e procurar quem precisasse de ajuda. Com isso, todos os cristãos eram assistidos pastoralmente, não somente pelos apóstolos, mas por todos os irmãos, formando uma rede de apoio e cuidado.
Sua unidade era tão intensa ao ponto de ser “um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns” (Atos 4.32). Não apenas estavam reunidos, mas realmente unidos ao extremo de compartilhar tudo em comum.
Todos os domingos a Igreja estava reunida para partir do pão celebrando a comunhão na Santa Ceia do Senhor, mas todos os dias estavam juntos quando“partiam o pão de casa em casa” (Atos 2.46)
Um dos desafios para a Igreja atual é romper as barreiras de separação entre as pessoas. Jesus prometeu estar junto conosco onde pelo menos “dois ou três”estivessem em união (Mateus 18.20), e a bênção de Deus é ordenada onde há unidade (Salmos 133.1-3). A oração sacerdotal de Jesus pela Igreja foi para que vivêssemos em união “para que o mundo creia” (João 17.21).
Se quisermos retornar à Igreja Primitiva, precisamos deixar de lado nossas opiniões e tudo mais que possa nos separar das pessoas para viver em comunhão. A Igreja precisará aliviar sua estrutura com hierarquias que separam as pessoas que equiparar todos como irmãos além de minimizar o ativismo com excesso de programações priorizando a convivência entre as pessoas com seu próximo.

4- SERVIÇO = Diakonia:

Atos 2.45 “Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, á medida que alguém tinha necessidade”.
A Diakonia (diakoni/a) é o serviço5 da Igreja para com as pessoas. O Diácono é o servo ou auxiliar dos ministérios da igreja. O próprio culto era considerado um serviço ou trabalho, baseado na palavra Leitourgia (leitourgi/a)6 que é a liturgia, que tem sentido de serviço de um criado ou pessoa inferior.
A Igreja prestava serviço à sociedade provendo socorro para os necessitados. Entre os irmãos “nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade” (Atos 4.34,35). Seu serviço ou ministério era radical ao ponto de abrirem mão de tudo em prol do amor ao próximo.
Para não correr o risco de deixar pessoas sem assistência, os apóstolos promoveram uma eleição de diáconos que seriam literalmente servidores da igreja. Na eleição dos diáconos os apóstolos orientaram: “Escolhei, pois, irmãos, de entre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio” (Atos 6.3). Diáconos deviam ser homens de boa reputação sempre prontos para o trabalho da Igreja (I Timóteo 3.8-13).
Se quisermos voltar à Igreja Primitiva, precisamos passar a nos dedicar mais a quem está fora da Igreja sem deixar de atender aos irmãos que estão perto de nós. Como igreja, devemos assumir nossa verdadeira missão ao invés de investir todo nosso esforço na construção de templos ou quaisquer outras atividades. A Igreja pode ser útil servindo a sociedade mostrando em prática o amor cristão.
A Igreja precisa voltar a servir a sociedade!

5- GRAÇA = Charis

Atos 2.46,47 “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração. Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.
A graça (xa/riv)7 tem sentido de prazer, favor, generosidade, doação, gratuidade e amor incondicional entre tantos significados maravilhosos desta palavra. A graça é o presente de Deus doado por nós (II Coríntios 8.6, 19). O carisma é o amor em forma de poder do Espírito Santo que comove a Igreja a agir através desta graça.
A Igreja Primitiva dependia tão somente da Graça de Deus para tudo. Não tinham influência, eloquência, estruturas ou qualquer outra coisa. Entretanto a superabundante graça sempre foi o suficiente (II Coríntios 12.7).
A graça é o perdão de Deus para o pecador (Atos 14.26). Por isso os cristãos transmitiam graça até mesmo no meio das perseguições (Atos 7.10). Eles se cumprimentavam anunciando a graça e a paz (Atos 15.23). Através da Graça, manifestavam sua “alegria e singeleza de coração” (Atos 2.46) e simpatia (Atos 2.47) com as pessoas.
Com o crescimento da Igreja, esta passou a agir baseado no seu próprio conhecimento e confiou em sua própria força. Infelizmente, muitas igrejas deixaram a Graça que Jesus ordenou: “de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10.8), passando a cobrar pelo que faz ou induzir os fiéis a doar pensando em receber algo em troca. Isso fez que surgisse uma igreja ‘sem graça’. Para voltar à Igreja Primitiva, precisamos fazer tudo de forma gratuita e por amor dependendo sempre da misericórdia e bondade de Deus.
A Igreja precisa voltar a fazer tudo pela Graça!

6- PREGAÇÃO = Kerigma

Atos 4.31 “tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos, todos ficaram cheios do Espírito Santo, e com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”.
A pregação do evangelho era o centro da missão dos cristãos primitivos. Esta mensagem é expressa pela palavra kerigma (kh/rugma)8 que significa “proclamação por arauto”, que é o anúncio da Palavra de Deus.
Esta mensagem está ligada a outras três palavras usadas muito usadas pelos cristãos primitivos em Atos:
-LOGOS (logov): É a Palavra viva e encarnada (João 1.1 e 14). Jesus é a origem de toda a pregação cristã.
-METANÓIA (Meta/noia) = “mudança de mente”9: a mesma anunciada por João Batista e Jesus quando pregavam “arrependei-vos” (Mateus 3.2; 4.17; Atos 2.38; 3.19), dizendo Metanóia com sentido de arrependimento e conversão.
-EVANGELHO (eu0agge/lion)10: o conteúdo da pregação era as boas novas de salvação em Jesus Cristo.
 Pedro havia feito sua primeira pregação após o Pentecostes (Atos 2.14-). O fruto desta mensagem foram três mil pessoas batizadas. Os que ouviam sentiram o coração arrependido como se estivessem transpassados (Atos 2.37) pela Espada de dois gumes da Palavra de Deus (Hebreus 4.12). A pregação da Igreja é transformadora.
Os primeiros cristãos e os apóstolos seguiam “pregando o reino de Deus, e ensinando, com toda a liberdade, as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum” (Atos 28.31). Esta pregação do kerigma traz vida para as pessoas. Faz sentido para sua experiência pessoal e muda tudo.
Para voltar à Igreja Primitiva devemos priorizar a pregação como anúncio da Palavra de Deus. Se formos analisar, a igreja gasta muito tempo com outras coisas como música, apresentações, avisos e tantas atividades e muito pouco de pregação. A missão deixada por Jesus para nós foi “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).
A Igreja precisa voltar a Pregar o evangelho!

7- TESTEMUNHO = Martyria

Atos 4.33 “E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”.
O testemunho vem da palavra Martyria (marturi/a)11 com significado de depoimento ou declaração de ser uma testemunha. Os mártires (martuv) era “aqueles que dão testemunho por sua morte”12. Os cristãos primitivos estavam dispostos a morrer para nunca negar sua fé.
Uma das bases da ousadia destes mártires era a sua fé na ressurreição dos mortos, por isso estavam dispostos a morrer crendo que ressuscitariam com Jesus. Além disso, queriam ser como seu Mestre, então consideravam uma honra morrer como Jesus.
Estêvão foi o primeiro mártir da igreja (Atos 7.44), pois isso “o sangue de Estêvão, tua testemunha” ou mártir (Atos 22.20), foi o início de um tempo de intensa perseguição aos cristãos. Estes valentes formam a galeria dos Heróis da fé que não temeram morrer (Hebreus 11.32-40).
Alguns testemunhos marcantes como o de Policarpo, bispo de Esmirna e provável discípulo do apóstolo João. Quando foi posto na fogueira para seu martírio, Policarpo disse que acenderiam um fogo que se apagaria, mas o fogo do juízo eterno jamais se apagará13. Tertuliano de Cartago declarou ao morrer que “o sangue dos mártires é a semente da Igreja” 14, referindo-se ao crescimento do cristianismo em meio à perseguição. A Coréia do Sul vive um grande avivamento nos dias atuais, mas muitos pregadores morreram por isso.
A falta de testemunho é um grande empecilho para a igreja atual. Por causa de qualquer problema as pessoas abandonam sua igreja e os votos de fidelidade a Deus quando aceitaram a Jesus ou foram batizadas. Em contrapartida, os cristãos primitivos estavam dispostos a morrer sem negar sua fé.
Para voltar à Igreja Primitiva será preciso investir no testemunho e formação do caráter cristão. A Igreja deve ser mais criteriosa na escolha de seus líderes que são formadores de novos crentes. O mundo não precisa ver nossa música, nossos templos ou eventos gospel, mas o nosso testemunho de vida.
A Igreja precisa voltar ao testemunho de sua fé!

Voltemos à Igreja Primitiva!

-CONCLUSÃO:

A distância entre os primeiros cristãos e a igreja atual não é somente o tempo de aproximadamente dois mil anos15. Parecer que tudo mudou. Mas se a Palavra de Deus ainda é a mesma e o próprio Jesus não muda (Hebreus 13.8), então não podemos perder esta força da Igreja Primitiva.
O caminho de volta é o retorno ao ciclo formado pelas palavras que mostram a rotina da primeira igreja: doutrina, poder, comunhão, serviço, graça, pregação e testemunho. Sendo assim, a Igreja estará capacitada pelo ensino, cheia de poder, fortalecida em comunhão, ocupada trabalhando para o Reino de Deus, manifestado e dependendo da Graça, anunciando a pregação do Evangelho e com bom testemunho de vida.
É possível voltar à Igreja Primitiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Chat da Rádio a Última Oportunidade


 

Camisas e Panos de Prato Pintados à Mão, clique na imagem e Confira!


NOVA VERSÃO DO APP ANDROID DA RÁDIO A ÚLTIMA OPORTUNIDADE

CLIQUE NESTE LINK E FAÇA DOWNLOAD, E OUÇA A RÁDIO A ÚLTIMA OPORTUNIDADE NO SEU CELULAR ANDROID OK!


CLIQUE NESTE LINK E OUÇA A RÁDIO A ÚLTIMA OPORTUNIDADE NO SEU CELULAR ANDROID OK!





OUTRO PLAY DA RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE



Abrir Player Pop-up









ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR A promessa da morte (Uma Páscoa Vazia) Está Cristo dividido? Entendendo a permissão de Deus O orgulho religioso: O fariseu e o publicano Como conseguir o perdão de Deus? O cristão pode ter seu nome riscado do Livro da Vida? QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO SERÁ QUE A MAIORIA PODE ESTAR ERRADA? DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS






Brasil é o segundo maior país em número de cristãos do mundo




















































http://api.ning.com/files/0k7d84xH-Rax6bBVk7GYNxwQ-ay6R8Z1UDwcWLxPlP24XgspWXFWxnJOrgClkod8p7bkKrv4gW646htW2cblnbqoDyFyhLxI/pastoreasovelhas_belverede_eliseuantoniogomes.gif


O BOM PASTOR E AS OVELHAS OBEDIENTES!



Por Gospel+ - Biblia Online








JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...
































































































































































































































































































































































































































































Google+ Badge