Seguidores

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

HIPNOTISMO: VIELA DO OCULTISMO

Hipnotismo: Viela do Ocultismo

1 - Os termos que descrevem a hipnose

 

        a) Hipnotismo: Também chamado de hipnose, termo derivado do nome do deus grego do sono, Hypnos. O hipnotismo consiste na prática de levar uma pessoa a um estado de transe, a fim de analisar seu inconsciente ou avivar memórias do passado. O hipnotizador proporciona ao cliente certas sugestões que o ajudam a superar os temores e as emoções iniciais. As lembranças então começam a emergir livremente, sem inibição. ¹

 

         b) Mesmerismo: Termo derivado do nome de Freidrich Anton Mesmer (1733-1815), médico austríaco que fez grandes experiências com o hipnotismo. Ele acreditava que as ondas energéticas formavam um campo magnético ao redor de uma pessoa em estado hipnótico. Mesmerismo é sinônimo de hipnotismo. ²

 

          c) Transe: Um estado alterado da consciência, no qual a pessoa torna-se Sonolenta. Muito semelhante ao que acontece no hipnotismo, a pessoa que está em transe experimenta relaxamento total do corpo e da coordenação motora. O poder de concentração é altamente aumentado. A pessoa em transe é capaz de alcançar os recursos mais profundos do subconsciente, geralmente com o auxílio de um terapeuta, o qual pode usar também o que é chamado de imaginação dirigida. O indivíduo em transe visualiza uma imagem, com a qual entra em comunicação. O propósito é capacitar a pessoa a confrontar aspectos de um passado desajustado. ³

 

 

2 - A origem do hipnotismo

 

         Embora a hipnose moderna — com aparência de medicina — remonte ao século 18, sabe-se que, desde a antiguidade, o hipnotismo era utilizado por médiuns, feiticeiros, magos, xamãs, hindus, budistas, ascetas hindus adeptos da ioga, etc. 

            A Bíblia, quando condena as praticas ligados ao espiritismo, cita o “encantamento” de permeio: Entre ti se não achará... encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos (Dt 18.10,11). Desde os primórdios o encantamento era utilizado pela impiedade, e nunca pelo povo de Deus. Além do quê, muitos encantavam serpentes: “... a víbora surda, que tem tapados os seus ouvidos, para não ouvir a voz dos encantadores, do encantador perito em encantamentos” (Sl 58.4,5).

         Dentre as formas de encantamento encontrava-se a hipnose. Se a hipnose leva a vítima ao transe, altera o estado da consciência e a faz visualizar imagens com as quais é possível comunicar-se, isso — com todas as letras — chama-se “encantamento”.

 

 

3 - Quando a hipnose foi aceita como medicina?

 

      A hipnose só começou a ser aceita pela ciência em 1997, quando o psiquiatra americano Henry Szechtman fez uma experiência com 8 voluntários. Eles foram vendados e ouviram uma gravação que repetia a seguinte frase: "O homem não fala muito. Mas, quando ele fala, vale a pena ouvir o que diz". Szechtman desligou o som e pediu aos voluntários que tentassem imaginar a frase. Em seguida, hipnotizou todo mundo e disse que iria tocar a fita novamente. Era mentira; não havia som nenhum. Mesmo assim, os voluntários disseram ter ouvido a gravação - eles sofreram uma alucinação auditiva por causa da hipnose. Monitorando o cérebro dos voluntários, o cientista descobriu o seguinte. Durante a alucinação e quando a gravação estava tocando de verdade, a atividade do cérebro era idêntica. Já quando as pessoas apenas imaginavam o som, a atividade era diferente. Outros estudos comprovaram esse efeito, e permitiram chegar a uma conclusão definitiva: a hipnose existe, não é fingimento e tem um efeito característico sobre o cérebro — é uma simulação perfeita da realidade, muito mais forte que a imaginação ou a autossugestão. Uma pessoa hipnotizada pode literalmente ver, ouvir e sentir o que é sugerido pelo hipnotizador. 4

           Conquanto a medicina aceite como meio de tratamento a hipnose, chamando-a de hipnoterapia, há de ver a seguir que ela não tem espaço para ser aceita como terapia diante da realidade dos fatos e da Palavra de Deus. O Apóstolo Paulo asseverou: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm: todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (1Co 6.12). Hoje em dia é licito a hipnoterapia, contudo ela, nos moldes bíblicos e históricos, convém a um santo do Senhor?

 

 

4 - O hipnotismo médico não é diferente do hipnotismo do ocultismo

 

           Transes que ocorrem mediante a ação de médicos não são significantemente diferentes da hipnose do ocultismo. Nos seus artigos sobre hipnose, os quais são usados em escolas de medicina, dois renomados pesquisadores afirmam categoricamente:

 

          O leitor não deveria se confundir pela suposta diferença entre hipnose, zen, ioga e outras metodologias orientais de cura. Ainda que os rituais de cada uma difiram uns dos outros, eles são fundamentalmente a mesma coisa.

 

          Só porque a hipnose é usada por um médico não significa que ela esteja livre de sua natureza ocultista. Mais e mais praticantes de medicina estão sendo influenciados por essas antigas práticas médicas do ocultismo. O movimento de cura holística tem casado, com muito sucesso, a medicina ocidental com o misticismo oriental. ⁵

       Quando observadas as obras do Maligno — tanto na expulsão de demônios como na hipnose, quer médica, quer oculta — sabe-se que deixam as pessoas em transe. São análogas, isto é, são semelhantes e parecidas. A Escritura diz: E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo... E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou (Mc 9.17,25-27).

        Por conseguinte, as práticas médicas antigas, que eram inseridas e difundidas pelo ocultismo, estão livremente sendo agasalhadas pela medicina moderna. O ocultismo — chamado de “as profundezas de Satanás”, em Apocalipse 2.24 — abarca o espiritismo, a magia, a bruxaria e todas as espécies de adivinhação. Tais coisas não se coadunam com a fé cristã. O Senhor é contra tudo isso (Lv 19.31; Dt 18.9-14; Gl 5.20; Ap 9.20,21). Como pode, portanto, um cristão utilizar-se de métodos do ocultismo cujo é condenado pela Palavra de Deus? Será necessário um crente abraçar práticas antigas e ocultas, a fim de curar dores e aflições da sociedade moderna? Por acaso, não há outros meios lícitos e sem ligação com as forças ocultas? Como pode andar de mãos dadas Cristianismo e Ocultismo? Veja 2Coríntios 6.15. Pois é... O problema todo é que os sábios atuais “mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente” (Rm 1.25).

        Depreende-se, portanto, que os que estão em transe ou hipnotizados, pela autoridade da Palavra de Deus, é sabido que eles estão endemoninhados; de fato, precisam de libertação (1Jo 5.18; Mc 16.17,18; At 16.18).

 

5 - Na hipnose, a mente fica “livre” para o hipnotizador

 

         A revista Superintessante, abordando o tema “Hipnose”, diz que “a hipnose tem efeitos tão profundos. A pessoa não fica dormindo. Fica acordada, consciente e sabendo que está sendo hipnotizada. A diferença é que, como o neocórtex [uma região cerebral que só existe nos mamíferos] é privado das informações [...] a consciência fica sem reservas nem referências - e, por isso, totalmente vulnerável às sugestões do hipnotizador. Esse poder pode servir para obrigar uma pessoa a imitar uma galinha, mas também tem uso terapêutico.” ⁶

         Perceba que a hipnose é bipolar, ou seja, tem duas naturezas opostas ou contraditórias. Ela, segundo os médicos, pode ajudar; porém, também tem o poder de fazer a vítima ficar à mercê do hipnotista, que consegue até fazê-la imitar um animal. Alguém garante o que será feito consigo, estando com uma região do cérebro inconsciente? Será a vontade do Criador reduzir o homem — feito um pouco menor que os anjos, coroado de glória e honra (Hb 2.6,7) — permitindo-o ficar aos caprichos do hipnotista, o qual, às escondidas, possui a habilidade e sutileza de fazê-lo imitar seres irracionais?       

O ensino das Sagradas Escrituras difere da hipnose:

 

        a) Deus jamais apaga a consciência de alguém em Seu agir. Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rm 12.2). Racional, no original, é “pertencer à razão”. Jamais as atuações do Senhor tirarão a consciência e a razão do ser humano. O culto a Deus exige a razão. A hipnose a tira inteiramente, deixando o indivíduo à mercê.

        Mas os hipnoterapeutas podem replicar, alegando que a hipnose não desliga a pessoa totalmente, pois ela ainda fica consciente; todavia, a opinião científica é que “a hipnose é um estado de grande atenção, em que o cérebro foca em uma coisa e se desliga do resto.” 7 E mais, pode-se até programar o cérebro de alguém após a suposta terapia hipnótica: “A sugestão pós-hipnótica realmente existe - é possível programar o cérebro de pessoas altamente suscetíveis.” 8 Isso se harmoniza com a Bíblia Sagrada? Indubitavelmente, não; mil vezes não! Satanás é quem tira a consciência das pessoas e, através disto, tem campo livre na efetuação de seus intentos maléficos: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus(2Co 4.4); A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou (Cl 1.21); Assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé (2Tm 3.8).

         Os adeptos da hipnose querem “tapar o Sol com a peneira”, mas os próprios dados científicos os põem em palpos de aranha.

 

        b) O leite racional. Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo (1Pd 2.1). Outra vez é mostrado que, as atuações aprovadas por Deus, sempre estão em consonância com a razão. “Leite racional” é um tipo da Palavra de Deus. Ela opera o novo nascimento no ser humano quando o purifica e o regenera (Tg 1.18; 1Pd 1.23). Logo, qualquer recém-nascido precisa do leite materno; neste caso, tal leite é a Palavra do Senhor que firmará o novo crente na verdade (Mt 7.24,25). “Leite racional” são as Escrituras que encaminham o homem ao bom-senso, à razão, à lógica, etc. O hipnotismo, não, cega de um lado para operar no outro. Francamente, não é? Ainda mais que tem parte, desde os primórdios, com práticas ocultistas, infere-se que sua raiz nunca esteve ligada às práticas aprovadas por Deus.

 

 

6 - "Memórias" do passado e previsões do futuro

 

      Um uso popular da hipnose tem sido o da procura da memória para "voltar até a infância". Alguns pacientes inclusive descrevem suas experiências do que eles crêem ser sua vida no ventre da mãe e seu nascimento subseqüente (isto é impossível, entretanto, por causa do fato científico neurológico de que a mielina do cérebro pós-natal é incapaz de guardar tais memórias). Outros ainda descrevem algum tipo de estado desincorporado e, então, o que eles identificam como sendo suas vidas passadas e antigas identidades. Quanto disso é criado pelo aumento da sugestibilidade, imaginação irrestrita, transe alucinógeno ou intervenção demoníaca não pode ser determinado! Além disso, a Bíblia claramente contradiz a noção de vidas passadas e reencarnação. ⁹

 

        a) A existência do homem, nesta terra, é uma única vez: E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo (Hb 9.27).

 

         b) O homem, depois da morte, não volta mais a viver nesta terra: Porque se lembrou de que eram carne, um vento que passa e não volta (Sl 78.39).

 

          c) Não há vidas passadas, uma vez que, após a sepultura, nunca mais o ser humano volta ao seu antigo lugar — a terra dos viventes: Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá (Jó 7.10,11).

      O hipnotismo tem fins diabólicos, já que ajudam a propagar mentiras e expor a falsa doutrina da reencarnação.

 

 

7 - A inconfiabilidade do hipnotismo

 

        A hipnose nem mesmo é confiável para recordar coisas recentes. O que é "lembrado" sob o efeito da hipnose tem sido muitas vezes criado, reconstruído ou melhorado durante o estado de alta sugestibilidade. Pesquisas indicam que depois de hipnose, a pessoa é incapaz de distinguir entre uma recordação verdadeira e o que imaginou ou criou sob o efeito da sugestão. Muito provavelmente, a hipnose trará à luz falsas impressões como se fossem eventos verdadeiros do passado (indivíduos podem e muitas vezes mentem durante a hipnose!). É mais provável então que a hipnose mais contamine a memória do que ajude a pessoa a lembrar o que realmente aconteceu.

        Além da terapia hipnótica das vidas passadas, alguns praticantes estão fazendo agora terapia hipnótica da vida futura. A pessoa hipnotizada supostamente vê os futuros eventos, resolve assassinatos, revela os destinos futuros de personalidades bem conhecidas, etc. Alguém envolvido nessa viagem hipnótica deve perguntar a si mesmo: “Onde está a linha de demarcação entre o demoníaco e o divino, entre a esfera de Satanás e a da ciência? Em que ponto a porta das trevas se abre e o Diabo conquista uma fortaleza na alma?” ¹º

     Em nítido contraste a isso, somente Jesus, através de Seu sangue expiador, pode dar um futuro impressionante a qualquer ser humano: a vida eterna (cf. Rm 6.23; Jo 5.24; 1Pd 1.18-21).

      A hipnose quer misturar a verdade com a mentira, quer harmonizar um ensino do ocultismo coma realidade da fé cristã, quer coadunar o método pagão de medicina com a medicina moderna. Isso é impossível! Que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação (Tg 5.12); E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre: e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos símplices (Rm 16.17,18).

 

 

8 - O risco de submeter-se à hipnose

 

       Os pesquisadores descobriram que, sob hipnose, 70% das pessoas ficam receptivas a falsas memórias. E as terapias que prometem acessar memórias reprimidas são muito nocivas: fazem com que os pacientes corram maior risco de perder o emprego e a vida social e tenham até 500% mais possibilidade de ir parar num hospital psiquiátrico. Por isso, hoje esse tratamento é desaconselhado pela Associação Médica Americana. ¹¹

       Eis aí revelado o resultado da hipnoterapia. A Bíblia é a melhor resposta ao hipnotismo.

 

        a) O Espírito Santo age na memória por meio da Palavra — Disse Jesus: Mas aquEle Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito (Jo 14.26). Ao cristão fiel e dedicado, Deus confere “a mente de cristo” (1Co 2.16).

 

         b) Quem recebe o Espírito Santo recebe bens do Altíssimo — Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus (1Co 2.12).

 

        c) São apagados os erros e o passado ruim, daquele que se converte a Cristo — Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais (Hb 8.12).

 

 

9 - Hipnoses versus Cristianismo

 

         No hipnotismo, a fé, que deve estar firme em Deus e no Evangelho, é transferida para o hipnotizador e sua artimanha (Mc 11.22; Rm 10.17). O Senhor fala e se revela aos Seus escolhidos através da mente consciente e racional (Rm 12.2; 1Co 2.16). Ele criou os indivíduos como criaturas que fazem escolhas conscientes e volitivas (Dt 30.19; Lc 10.41,42). O Altíssimo enviou o Seu Santo Espírito para habitar nos cristãos a caso de capacitá-los a confiar nEle e obedecer-Lhe através do amor e da escolha consciente (Jo 16.13; 1Pd 1.22).

        A hipnose, por outro lado, opera na base da imaginação, ilusão, alucinação e engano (1Tm 4.1; 2Co 11.3). Jesus alertou Seus seguidores contra o engano (Mt 24.4). Além do mais, a origem do hipnotismo está associado terminantemente ao ocultismo e aos seus ramos: o espiritismo, a bruxaria, a magia, de povos primitivos, mas incrédulos e alienados de Deus.

         Fábio Puentes, um dos mais proeminentes da América, na área de hipnose, disse: “O que você diz para hipnotizar a pessoa não é tão importante. O que importa é o seu jeito, o seu tom de voz.” ¹² Por isso, depois que uma pessoa abre a sua mente para o engano através da hipnose, ela pode se tornar muito mais vulnerável a outras formas de fraude espiritual: Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo (2Pd 2.18,19).

 

 

10 - A obra do Diabo por meio do hipnotismo

 

       A hipnose gera imitações satânicas no exercício da verdadeira religião, sendo incompatível com a fé cristã. Se a hipnose gera qualquer forma de fé e adoração que não é dirigida diretamente para o Deus da Bíblia (Mt 4.10; Is 48.11), e não estando de acordo com os princípios bíblicos, qualquer pessoa que se submete ao hipnotismo pode estar caindo numa terrível armadilha de Satanás, prostituindo-se espiritualmente (cf. Lv 19.26,31; 20.6,27; Dt 18.9-14; 2 Rs 21.6; 2 Cr 33.6; Is 47.9-13; Jr 27.9; Tg 4.4,5).

      “Viela” é um beco, uma rua estreita que direciona à rua maior. O mesmerismo (também chamado de hipnotismo) é uma viela que leva o ser humano ao ocultismo, derribando-o nas profundezas de Satanás. O caminho do ocultismo é o “caminho largo” — condutivo à eterna perdição: Porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela (Mt 7.13). Por conta disso, os que se entregaram aos estratagemas da hipnose estão numa viela, sendo conduzidos ao ocultismo, que, por fim, vai desencadeá-los no fogo do inferno. O conselho da Palavra aos que se dão à hipnoterapia é este:Fugi para salvação vossa (Jr 6.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...