Seguidores

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

COMO INTERPRETAR A BÍBLIA?

COMO INTERPRETAR A BÍBLIA?


-Tema: ESTUDO BÍBLICO
“examinai as Escrituras” João 5.39
-INTRODUÇÃO: A Bíblia é autoexplicativa. Um texto explica o outro. Às vezes é preciso reler um mesmo texto repetidas vezes até descobrir seu significado. Mas o a explicação está ali, basta procurar. Além disso, o Espírito Santo, que inspirou a escrita (II Pedro 1.20), também releva o seu significado penetrando no mais profundo de nosso ser (Hebreus 4.12).
Para interpretar a Bíblia corretamente é preciso muito estudo (João 5.39), para entender (Mateus 24.15) e manusear bem as Escrituras (II Timóteo 2.15). Existem tesouros precisos nos esperando na Palavra de Deus (Mateus 13.45,46).
Como interpretar a Bíblia?
Alguns princípios orientadores para a interpretação Bíblia são:
1- Conhecimento geral da Bíblia:
Procure saber mais sobre o tema de cada livro da Bíblia, seu autor e quando foi escrito. Estas informações podem ser encontradas na introdução dos livros em Bíblias de estudo ou em enciclopédias de estudo bíblico.
Por exemplo: 
-Gênesis: A história do começo.
-Êxodo: Saída do Egito par a terra de Canaã. 
-Reis: A história dos reis de Israel.
-Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João): Descrição dos ensinamentos, milagres e sobre a vida de Jesus Cristo, contado pelos evangelistas, cujos autores são os nomes do livros.
-Atos dos Apóstolos: a história da Igreja Primitiva, de como o evangelho foi divulgado pelos primeiros cristãos. Escrito por Lucas.
Comece lendo a Bíblia pelas partes que você tem mais facilidade, como Salmos, Provérbios e os evangelhos. Depois continue lendo outras passagens à luz do que já estudou. Assim que possível, faça um propósito de ler a Bíblia completa. Folheie sempre sua Bíblia percebendo a disposição dos textos para ter mais intimidade com o livro e memorizar sua organização.
2- Texto e Contexto:
Certa vez ouvi que “texto sem contexto é pretexto”. Não podemos ser desonestos com o texto bíblico, precisamos buscar fundamentação na Palavra de Deus. A palavra ‘texto’, etimologicamente está ligada à palavra ‘tecido’, com sentido de uma costura de palavras. O intérprete é como um ‘tecelão’ que desfia e tece o texto.
Procure conhecer em que contexto foi escrito, ou seja, o que estava acontecendo quando o autor escrevia o texto. Basta uma leitura mais cuidadosa para descobrir estes fatores. Às vezes é preciso recorrer ás referências citadas no texto ou então reler partes anteriores do mesmo. O assunto pode ter começado no capítulo anterior e se concluir em capítulos adiante. Somente lendo todo o contexto, será possível saber toda a história.
Por exemplo, o texto do Salmo 51, que é uma oração de arrependimento de Davi, foi escrito no contexto do seu pecado com Betesseba, descrito em II Samuel 11 e 12. Sabendo disso, se torna possível compreender melhor o texto do salmo, bem como saber o seu desfecho histórico e espiritual.
Alguns textos são introduzidos com seu contexto, como em Isaías 6.1, quando o profeta teve um poderoso encontro com Deus, resultando no seu chamado profético. O texto deixa claro que tudo aconteceu “no ano da morte do rei Uzias”, ou seja, em meio a uma grande crise em toda a nação, Deus levanta Isaías para profetizar.
Um trecho é chamado de PERÍCOPE, que pode ser encontrada pelas subdivisões apresentadas nos capítulos, mas que deve ser analisada com cuidado para não dividir o texto incorretamente. A perícope é um trecho completo, com uma mensagem ou história. Evite dividir uma perícope. O melhor é fazer a leitura total do trecho.
Um texto do Antigo Testamento está sob o contexto da Lei, na Velha Aliança (Hebreus 8). Um texto do Novo Testamento está sob o contexto da Graça, sob a Nova Aliança em Cristo. Saber diferenciar isto, evita muitas confusões.
3- Linguagem do Texto:
Cada texto tem uma linguagem apropriada. Dependendo do texto, pode-se perceber o sentimento do autor ou o clima que o fato ocorreu. Então é importante tentar sentir o teor da linguagem utilizada.
Os livros da Bíblia estão agrupados de acordo com o assunto. Esta disposição foi organizada nas Escrituras para facilitar a leitura.
No Antigo Testamento, os primeiros cinco livros formam o Pentateuco, que são os livros da lei. Depois vêm os livros Históricos, depois os livros Poéticos e então os livros dos Profetas.
No Novo Testamento, os primeiros quatro livros são os Evangelhos, depois vem o texto Histórico de Atos dos Apóstolos, então uma série de Cartas do Apóstolo Paulo, seguidas de outras Cartas Pastorais de outros Apóstolos e por fim o livro de Apocalipse que é um texto de revelação.
Percebe-se uma progressão literária nos textos. Começando o A.T. com lei, depois história, depois poesia e então profecia. Também o N.T. começa com a descrição da vida de Jesus nos evangelhos, depois a história da Igreja, em seguida com orientações pastorais práticas e por fim com as revelações apocalípticas. A leitura se torna cada vez mais fácil à media que vamos estudando.
Uma coisa é ler uma lei e outra uma história, uma poesia ou uma profecia. Por isso, a leitura se torna diferente de acordo com a linguagem utilizada.
4- Referências Bíblicas
As referências Bíblicas apontam para textos similares ou que tenham a ver com o assunto. O propósito das referências é criar ‘links’ entres textos comuns. Podemos encontrar referências nos rodapés das bíblias de estudo que nos levam a outros textos que falam do mesmo assunto.
Por exemplo, o texto de Isaías 53 se refere ao sacrifício de Cristo, descrito emMateus 27. Logo em seguida vemos o mesmo texto citado no encontro de Felipe e o Eunuco, em Atos 8.32,33. Mais adiante, em Hebreus 9.11-28 o mesmo contexto é explicado de forma mais abrangente.
Se você ler estes textos separadamente, terá uma compreensão limitada dos mesmos, mas se fizer uma ligação entre eles, estudando-os, então poderá entender melhor o seu significado.
A Bíblia tem muitos textos paralelos que dizem a mesma coisa em livros diferentes, por autores diferentes e consequentemente com óticas distintas. Isso não desvaloriza, mas enriquece o texto. Um autor pode citar detalhes que outro autor não descreveu. Deste modo, um texto completa o outro, formando o contexto bíblico.
5- Palavras Chave:
As palavras chave são expressões importantes do texto. Descobrindo a palavra chave, o texto pode ser dissecado facilmente. O tema também é mais corretamente orientado pela palavra chave.
Em diversas perícopes, existe um termo que é enfatizado através da repetição da mesma. Por exemplo, em I Coríntios 13, a palavra amor é o tema de todo o capítulo e em Deuteronômio 28 as expressões bênção e maldição que indicam o tema da obediência.
Além de encontrar a palavra chave do texto é preciso saber o seu significado. Outro exemplo está em João 15, onde a palavra ‘videira’ está em evidência. Neste caso também é necessário discernir o sentido da expressão e entender que se trata de uma planta que produz uvas, mas que está representando a pessoa de Jesus.
A Bíblia é um livro escrito para o povo. Os autores bíblicos, em sua maioria eram pessoas simples e mesmo os mais cultos, sempre estavam interessados em que o texto fosse compreendido facilmente pelo povo. Por isso é fácil a compreensão, desde que se aprenda a estudar corretamente.
As palavras chave são muito usadas pelos autores bíblicos para mostrar com clareza o sentido do texto. O propósito é fazer lembrar pelo menos uma palavra de todo o texto.
6- Diálogo com o texto:
Antes de perguntar para qualquer pessoa, pesquisar em qualquer livro ou tirar conclusões, deve-se perguntar ao próprio texto para saber as circunstâncias do texto. Passe o texto por uma prova de INTERPRETAÇÃO com perguntas básicas a respeito do mesmo.
Para uma boa mensagem é preciso primeiro entender o texto Bíblico e para isso é necessário fazer uma interpretação do contexto. Conversar com o texto é uma prática que facilita grandemente sua compreensão.
Perguntas para fazer ao texto:
-O quê? De que assunto trata o texto ou o que aconteceu.
-Quem? As pessoas que são faladas no texto. Você pode copiar os nomes delas fazendo uma lista ou grifar no próprio texto.
-Quando? Se texto mostra em que momento aconteceu ou que período estava sendo falado.
-Onde? Local onde aconteceu o fato ou foi escrito o texto.
-Como? Alguns detalhes de como aconteceu tudo ou o que está sendo dito no texto.
-Por quê? O objetivo da mensagem ou seu significado prático para a época e para as pessoas que são faladas no texto e como pode servir para nós hoje.
Nem todos os textos trarão estas respostas claramente, sendo necessário ler mais profundamente ou pesquisar em livros de referência. Mas a maioria dos textos bíblicos pode-se encontrar muitas destas respostas.
Muitas coisas que a Bíblia não traz respostas são mistérios de Deus (leiaDeuteronômio 29.29), mas devemos focar naquilo que as Escrituras deixam claro para nosso conhecimento. O propósito destas lacunas de informações é nos fazer mais humildes, reconhecendo a Grandeza de Deus. Mesmo assim, os intérpretes da lei, no tempo de Jesus eram pessoas vaidosas e arrogantes por se acharem conhecedores das escrituras (Mateus 7.1-5).
Se gastarmos a vida toda estudando tudo o que foi revelado na Palavra e mesmo assim não conseguiremos esgotar seu conteúdo tão profundo (João 21.25).
7- Ferramentas:
Deus honra o preparo e o estudo da Bíblia. Por isso Jesus disse que devemos“examinar as Escrituras” (João 5.39) e o apóstolo Paulo orientou Timóteo: “maneja bem a Palavra da verdade” (II Timóteo 2.15). Por isso é importante a pesquisa constante na Palavra de Deus, que é uma fonte inesgotável de sabedoria.
Aos poucos, você pode formar uma pequena biblioteca de estudo, para ter acesso a materiais de auxilio como:
Bíblias de Estudo: são bíblias com comentários e com ênfase no estudo bíblico.
Traduções: são Bíblias de versões ou linguagens diferentes, por exemploRA (Revista e Atualizada), RC (Revista e Corrigida) e NVI (Nova Versão Internacional).
Comentários: são livros explicativos dos textos bíblicos que auxiliam na compreensão do texto e do contexto.
Dicionários: tanto com vocabulários comuns e dicionários especificamente bíblicos.
Concordâncias: ou ‘chaves’ bíblicas são ricos para ajudar na pesquisa, pois são especializados em referências.
Mapas: podem ser encontrados em vários dos livros citados acimas, bem como nas Bíblias, mas existem livros especializados em geografia bíblica.
A importância do estudo acadêmico não exclui a dedicação espiritual, mas deve enriquecer com conhecimento. Nunca podemos excluir o caráter espiritual ou misterioso de um texto, que somente o Espírito Santo pode revelar.
É preciso tomar cuidado com materiais tendenciosos, ou seja, que tragam uma interpretação pronta. Embora pareça mais fácil, isso é perigoso. O correto é usar materiais de pesquisa que sejam imparciais e fiéis ao texto, deixando que o próprio leitor tire as conclusões.
Você pode entender a Bíblia!
-CONCLUSÃO:
Através da interpretação, podemos ir ao contexto do texto e voltar para o nosso próprio contexto, aplicando a mensagem à nossa realidade.
Alguns erros de interpretação que devem ser evitados:
-Não mude o sentido do texto, tentando ‘torcer’ para ter o significado que deseja. Aceite o que o autor está dizendo.
-Não queira dar respostas para coisas que não estão sendo ditas no texto, mas baseie-se apenas no que está escrito.
-Nunca tenha pressa. Um estudo minucioso demanda tempo e esforço. Muitas heresias são fruto de preguiça e despreparo.
A hermenêutica é a arte da interpretação. Como qualquer exercício, o estudo bíblico requer treino e esforço. Como uma cozinheira que sabe dosar cada ingrediente corretamente, mas para isso foi preciso muita dedicação. Assim deve ser o estudo constante da Bíblia.
Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...