Seguidores

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

A LIGAÇÃO DO NATAL COM O PAGANISMO DE YULE

A Ligação do Natal com o Paganismo de Yule


Introdução

           Já sabemos, com base na história, e totalmente fundamentada, que a data que associaram ao nascimento do Senhor Jesus — 25 de dezembro — foi determinada em volta de 313, de nossa era, pelo imperador Constantino, que outrora era conhecida por um destes nomes: "Festa Mitraica" ou "Nascimento do Sol Invencível" (Natalis Solis Invicti), tendo ligação com outras festas pagãs celebradas no final de dezembro: "Brumália" e "Saturnália". Tal data teve seu estopim em Ninrode — bisneto do patriarca Noé (Gn 10.8,9) —, que teve filho com a sua própria mãe, Semíramis. Através desse ato incestuoso, sujo e nojento, nasceu Tamuz, o qual foi denominado como reencarnação de Ninrode, dando origem ao deus-sol. A crença e a festa de adoração ao deus-sol (cf. Ez 8.14-16), que se propagou sobre todo o mundo, fazia parte da lista das festas das culturas e civilizações pagãs. Ela apenas mudou de nome conforme cada cultura; vez por outra recebeu outras atribuições, contudo, o "mistério da mãe e da criança" estava presente e a criança era aclamada como o deus-sol; a exemplo:

  •  Na Babilônia — Tamuz;
  •  No Egito — Hórus;
  •  Em Canaã — Baal;
  •  Na Grécia — Eros;
  •  Em Roma — Júpiter;
  •  Na Pérsia — Mitra;
  • Entre os povos celtas — Odin.

           Os nomes do deus-sol mudavam de acordo com as culturas e povos; todavia, a festa seguia os rituais de inverno ou os do sol, conforme cada lugar, a serem comemoradas, com maior expressividade, nos últimos dias de dezembro.
           De fato, a data de 25 de dezembro não é referente ao estrito aniversário cronológico de Nosso Senhor Jesus, mas, sim, a substituição — a fim de consolidar o Cristianismo — das antigas festas pagãs, em que estes tributavam homenagens e oferendas às falsas divindades do Oriente. É uma cristianização de festas pagãs.
Outrossim, expressavam a amálgama das festividade, de acordo com os parâmetros de assimilação religiosa adotadas por Constantino. 
           Mas, além disso tudo, a comemoração do Natal também possui forte ligação com Yule.


2 – O Dia de Yule

           a) O que representa Yule. Yule era comemorado terminantemente pelo paganismo das bruxas, magos, feiticeiros e encantadores dos povos nórdicos (povos da Escandinávia: Noruega, Finlândia, Suécia, Suíça, etc.). Era o festival mais importante nos países nórdicos, pois comemorava o nascimento do menino, deus-sol, do útero da noite mais longa do ano por causa do solstício de inverno, no hemisfério norte. Ou seja, na noite mais escura e fria do ano, a deusa dá à luz a criança do Sol e os pagãos criam que as esperanças renasciam, já que o deus-sol traria calor e fertilidade à Terra. Yule celebrava o deus-cornígero (semelhante a animal que tem hastes,
tentáculos e antenas em forma de corno). Nesse dia, muitas tradições pagãs se despedem da deusa e dão boas-vindas ao deus-sol, que governará a metade clara do ano.
           Por meio do Yule, o Natal (da maneira que hoje é conhecido) passou a ser propagado nos quatros ventos da Terra. Até hoje, em algumas culturas, a expressão ―dia de Yule‖ ainda é utilizada como sinônima do Natal. Visto que o Yule acontecia na noite mais longa do ano, também era conhecido como o "Festival das Luzes", pelo fato de serem acesas várias velas nessa noite.
           Na antiga Roma, era chamado de "Festa Mitraica" ou Natalis Solis Invicti — "Nascimento do Sol Invicto" — e ocorria durante a Saturnália, festival que sucedia no solstício de inverno do hemisfério norte, isto é,
no tempo em que o sol se achava afastado da linha imaginária ao redor da Terra (equador), por volta de 17 a 24 de dezembro. Por consequência, dia 25 de dezembro, comemorava-se, portanto, o novo nascimento do Sol, pois acreditavam que ele havia ressurgido. Do dia 25 em diante, dizem os adoradores da Natureza, o Sol estaria "renascendo", daí as festividades nessa data, comemoradas até hoje pelos remanescentes druidas, pelos wiccas e outras seitas pagãs adoradoras da mãenatureza, que existem e crescem rapidamente, inclusive no Brasil.
           A ênfase do Yule está no recém-nascido deus-sol, já que a mãe-terra é honrada com a "Madona", italianismo que significa "minha senhora" — a mãe com filho no colo. Esse é o estopim da "mariolatria"
expressada pelo Catolicismo. De modo que, por intermédio dele, desvendou-se o mistério da madona e da criança nos dias atuais; por isso, vemos nas imagens das supostas aparições de Maria com o Menino Jesus nos braços, tal como a Senhora do Bom Parto, Senhora da Defesa, Senhora Auxiliadora, Senhora da Cabeça, Senhora dos Prazeres, Senhora Mãe Rainha, Senhora do Monte Serrat, Senhora da Abadia, Senhora da Lapa, Senhora de Nazaré, Senhora do Desterro, Senhora da Penha, Senhora da Luz, Senhora do Amparo, Senhora do
Bom Sucesso, Senhora do Carmo, Senhora das Candeias, etc. Tudo isso é herança do paganismo. Os costumes das nações — a madona e a criança — impetrou-se na Igreja Romana (Jr 10.2,3). Ainda chamam Maria de "rainha do céu" da mesma forma que Astarote era chamada pelos pagãos (Jr 7.18). A mariolatria é condenada pelas Escrituras (Lc 11.27,28; Jo 2.5). Só Deus deve ser adorado (Mt 4.10), uma vez que não divide a Sua glória com outro (Is 42.8). Jesus é o único medianeiro entre Deus e os homens (1Tm 2.5; Jo 14.6).
           No hemisfério norte, o Yule acontece entre o dia 22 e 23 de dezembro; logo, os festejos do Natal e a forma como é comemorado foram inspirados no Yule; também no Nascimento de Mitra (o Sol Invicto), na Brumália e na Saturnália — festas pagãs comemoradas nos últimos dias de dezembro.
           O Imperador Constantino — fiel e devoto seguidor do deus-sol Mitra — decretou, em 313 d.C., que o dia 25 de dezembro seria a data do nascimento de Jesus. Fez assim porque o aniversário do "Sol Invencível" — Mitra — era comemorado dia 25 de dezembro. Ao passo que a Enciclopédia Barsa atesta que a festa do Natal foi decretada oficialmente à Igreja pelo bispo romano Libério, no ano 354 d.C.; isto é, mais de 200 anos após a morte do último apóstolo, João.

           b) A ligação de Yule com o atual Natal. É impossível discutir as tradições de Yule sem mencionar o Natal. Quando o Catolicismo tentava se consolidar na Europa, absorveu várias práticas pagãs para que não
fosse tão ofensivo à fé e às crenças comuns dos europeus. Por isso, tanto a data quanto inúmeros costumes de Yule foram absorvidos pela Igreja de Roma e aplicados à festa do nascimento de Jesus, para que, assim, houvesse ligação com as outras crendices, tivesse fácil aceitação e disseminação entre a sociedade europeia.
           O Natal cristão já foi festejado em várias datas diferentes no decorrer dos séculos, mas se estabeleceu no dia 25 de dezembro, pois associou a si vários costumes e datas das antigas celebrações da "Festa Mitraica" ou "Nascimento do Sol Invencível", "Brumália" (25 de dezembro), Yule (22 e 23 de dezembro) e "Saturnália" do solstício de inverno, que ocorria em torno de 17 a 24 de dezembro, no hemisfério norte. Por conta disso, hoje em dia, há muitas práticas utilizados no Natal que possuem origens essencialmente pagãs.

           c) É certo tentar ligar o nascimento de Cristo com festas pagãs, a fim de tentar suprimi-las? A Bíblia responde! Ligar Yule, Saturnália, Brumália e o Nascimento do Sol Invencível com o nascimento do Cristo de Deus, foi um erro crasso! Não adianta o cristão se unir, desejar praticar rituais e possuir o mesmo modo de viver dos incrédulos para ganhá-los, visto que o Evangelho é ― "boa nova", ou seja, renúncia: E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disselhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará (Mc 8.34,35). Aquele que quiser servir a Jesus tem de tornar-se uma nova criatura, lançando fora seus pecaminosos hábitos: Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade (Ef 4.22-24). Não pode haver ligação da fé cristã com práticas pagãs (cf. 2Co 6.14-17; Jr 10.1-3). Além do mais, quem convence o homem do pecado, sem sombra de dúvida, é o Espírito Santo (Jo 16.8).


3 – Atividades de Yule transportadas ao Natal

a) A Árvore de Yule se transformou na Arvore de Natal
           As famílias traziam uma árvore verde para dentro de casa a fito de que os espíritos e fluídos da natureza tivessem um lugar confortável para permanecer durante o inverno frio, e dedicava-a à deusa-mãe. Tal árvore era decorada com velas, comidas, bolas coloridas, que — além de ser símbolos fálicos (ou falos), os quais definitivamente representavam a imagem do órgão genital masculino em ereção, como símbolo da fecundidade da natureza, e objeto de culto — representavam os símbolos do sol, da lua, das estrelas e das almas que já partiram, de sorte que são lembrados no final do ano. Na ponta da árvore, fixavam um pentagrama — símbolo da bruxaria.
           Fora de dúvida, a "árvore de Yule" é a mesma "árvore de Natal" que está nas casas, nos jardins, nas lojas, nos consultórios, nas praças, nos shoppings, nas escolas, nos púlpitos das igrejas, nos saguões, etc.; igualmente abarca todos os símbolos e atavios dedicados a Satanás, na bruxaria. Essa é a mesma "árvore de Yule", que, também, conforme outras culturas, retratava um ornamento ao deus-sol; ou seja, é oferenda a Baal; é oferenda a Tamuz; é oferenda a Hórus, é oferenda a Mitra; é oferenda a Júpiter; é oferenda a Eros; é oferenda a Odin...
           Portanto, a Palavra de Deus ordena a destruição do "ídolo do bosque", "ou poste-ídolo", quer dizer, das árvores que os pagãos cultuavam e davam oferendas: um nítido costume diabólico! (2Rs 23.7,15; Dt 12.2,3;
Dt 16.21,22; Jr 10.3). Mas os seus altares transtornareis, e as suas estátuas quebrareis, e os seus bosques cortareis (Ex 34.13).
           Quem serve ao Senhor Jesus, é intimado pelo Deus da Bíblia a arrancar esse ídolo maldito de seu lar, e ponto final.

b) Azevinho e guirlandas anunciavam a chegada de Yule
           Azevinho também é conhecido como "azevim, azevinheiro, picafolha, árvore sagrada e espinho-de-cristo", cujo possui folhas verdeescuras e bagas vermelhas. Junto com a guirlanda (coroa ornamental feita de flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas), na porta principal da casa, anunciavam a chegada do deus-sol, menino, na noite mais escura do ano. Do mesmo modo, atualmente, o azevinho e a guirlanda, pendurados nas portas principais e à vista de outras pessoas, anunciam a chegada do Natal. E o que representa o azevinho e a
guirlanda hoje? A mesma coisa do passado, pois nada mudou!
          Quem pendura nas portas o azevinho e a guirlanda, está dizendo que serve ao deus-sol, e o espera do mesmo modo que, em Yule, o aguardavam na noite mais escura do ano! É um costume pagão transportado para o outro! Em Deuteronômio 32.16 e 17 está escrito: "Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram. Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais".

c) Os sinos de Yule
           Em Yule, tocavam-se sinos naquela noite a fim de homenagear as fadas. No Natal, à meia-noite, soam-se sinos para anunciar o "nascimento de Jesus".
           Copiar o "nascimento de Jesus" de festividade diabólica e conduzir os costumes pagãos para celebrá-lo é morrer em vida! A bastonada da Palavra de Deus é dada sobre os contumazes no pecado (insistentes em cometer um erro e obstinados nessa prática do mal): "Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações [...] porque os costumes dos povos são vaidade" (Jr 10.2,3); "Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei" (2Co 6.17).
           Não foram sinos que anunciaram o nascimento do Salvador, mas os anjos apregoaram-No nos Céus (Lc 2.10-15). Contudo é impossível pensar que os anjos, cujos são obedientes ao Senhor (Sl 103.20; Jd v.6; 1Pd 3.22) e santos (Mc 8.38; Ap 14,10; Lc 9.26), terão parte nessa pouca-vergonha! Antes, condenarão essa comemoração anticristã e pagã do Natal! Sinos que soam para convocar "fadas" — espíritos de adivinhação e de encantamentos (At 16.16; Lv 19.31), os quais o Deus da Bíblia chama de "demônios", não podem, nem de longe, ser associados ao nascimento do Senhor Jesus.
          Concernente a isso, a posição que o cristão deve tomar está em Josué 24.15: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR".

d) Troca de presentes em Yule
           Cada qual trocando presentes entre si, que serviam de oferendas às divindades na noite mais escura do ano. Esse costume era normal suceder no solstício, tanto na Saturnália quanto no "Nascimento do Sol Invicto" (Natalis Invicti Solis), bem como em Yule. Esse costume transportou-se para o Natal, recebendo os nomes de "amigo-secreto" ou "amigo-oculto".
          A "Biblioteca Sacra", Volume XII, pp. 153-155, diz que relativamente à "troca de presentes entre amigos [...] os cristãos seguramente copiaram a troca de presentes dos pagãos". Posto que pareça uma comemoração familiar — ou entre amigos — inofensiva, trata-se de um costume ímpio de oferenda aos demônios; portanto,
inacessível aos cristãos que professam a fé no Deus da Bíblia, cujo é "o Deus grande, poderoso e terrível" (Dt 10.17).
          E acerca do "amigo-secreto" — esta troca de presentes: oferendas ao deus-sol, no Yule, na Saturnália, etc., o Altíssimo assevera: "Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Assim não farás ao SENHOR teu Deus; porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses" (Dt 12.30,31).

e) Cantatas de Yule
           Sobre os presentes e sobre a colheita, as cantatas de Yule eram realizadas com a comunidade ou com a família, como forma de proferir bênçãos durante o solstício, para que a colheita crescesse abundantemente, a rogar o socorro dos deuses. Além do mais, as cantatas de Yule homenageavam o nascimento do deus-sol, menino, nascido na calada da noite; por conseguinte, festejavam com cantos e euforia — os bruxos e feiticeiros nórdicos. Igualmente, em Roma, em 25 de dezembro, dia do nascimento do Sol Invencível, Mitra, realizava-se
rituais de culto a esse falso deus e eram cantados hinos em homenagens a ele. Também usavam-se sinos, velas, incenso e água benta.
           As cantatas de Yule e as cantatas de Mitra representam as mesmas cantatas que as igrejas realizam na atualidade. Sob a alegação de estarem louvando o nascimento de Jesus, pensam estar certos e vivenciar a mais pura visão do que Cristo almeja à Sua Igreja; todavia, decerto, andam de mãos dadas com o mundo e com o paganismo que foi inserido entre os cristãos. Estão retrocedendo. De maneira que recebem a reprovação do Senhor Jesus e a reprovação daquilo que fazem: Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do
mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da
justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado (2Pd 2.20,21).
           Consoante apresentado nesses estudos e de muitos outros servos de Deus pelo mundo afora — fracas vozes que clamam no deserto perante milhões de vozes altas e fortes, que, por todos os lados, disseminam enganos, e escondem propositalmente essa verdade (Is 40.3; Jo 1.23) — quem conhece a história suja, maldita e herética que foi o fator preponderante para a atual comemoração do Natal, jamais deixaria se contaminar por essa imundícia e engodo de Satanás: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável,
perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).
           Já foi mostrado o que existe por trás desse quadro cujo tem levado milhões de pessoas, há séculos, a adorar, honrar e glorificar (no dia 25 de dezembro) — mesmo que não intencionalmente —, a um ídolo pagão, e não a Jesus Cristo!
           Quem ensaia entusiasmadamente e "solta a voz" nas cantatas de Natal — além de estar enganado quanto à realidade dos fatos que originaram o Natal, ou propositalmente tapa o Sol com a peneira — ainda por cima, recebe a reprovação do Todo-Poderoso por tais cânticos, pois, na certa, o Santo dos santos não recebe essas cantatas: "Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me dão nenhum prazer. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos" (Am 5.21,23).
           Não é errado louvar o nascimento de Jesus; os Céus assim o fizeram (Lc 2.13,14). O problema é o dia em que supostamente querem louvar, já que durante todo o ano podem fazer. Além de originar-se no paganismo, na idolatria e na bruxaria, a ênfase maior do Natal não é o Senhor Jesus, mas o Papai Noel, Árvore de Natal, guirlanda, amigooculto, etc. E até mesmo, em muitas dessas cantatas, vestem-se de vermelho, com a presença de árvores, pisca-pisca, estrelas, Papai Noel, etc. Isso é Cristianismo? Não, mil vezes não! É associação com o
paganismo, a idolatria e a bruxaria! E o Deus do céu não se deixa escarnecer! (Gl 6.7). Devemos ser santos, isto é, consagrados tão somente para o Todo-Poderoso e nos separarmos das práticas dos povos contrários ao Santo de Israel (Lv 20.26).

4 – Os Alimentos do Natal

           a) O Panetone. "Panetone" — do italianismo panettone — é um bolo ou pão redondo e alto, típico da culinária italiana, feito de massa fermentada com ovos, leite, manteiga açúcar, frutas cristalizadas e passas. O tradicional bolo com frutas secas chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, após a Segunda Guerra Mundial (1945). Uma das versões mais aceita do surgimento desse quitute (iguaria delicada, saborosa e bem-feita), conta que o padeiro italiano Tôni inventou uma receita de pão e resolveu apelidá-lo de "Pane di Tone" — pão de Tôni —, cuja aglutinação dá-se o famoso "panetone".
           Anterior à associação com a data, tal pão ou bolo já era típico da cozinha italiana, e não tencionava sua inserção na festividade do Natal; todavia, ainda assim, precisamos ter precaução. A Bíblia diz: Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira (Jr 7.18; 44.19). Em Yule havia um bolo de frutas como parte da comemoração, mas, como se sabe, não é o panetone, cujo não foi produzido para a festa do Natal. Embora sem ligação, englobaram-no no dia pagão do Natal.
           É digno de nota que a "rainha dos céus" era o nome dado a Astarote — mulher de Baal, na cultura cananita. É a mesma Semíramis, mãe e mulher de Ninrode (em Babel); no entanto, com outro nome entre os cananeus.

           b) Porco-selvagem assado e comido em Yule. Costumava-se, em Yule, matar um porco-selvagem e comê-lo com familiares e amigos. Dois textos nórdicos do século 13 d.C., falam sobre os costumes que envolvem a noite do solstício, no hemisfério norte:

“E eles sacrificavam um porco-selvagem ou sonarblót. Na véspera de Yule o porco-selvagem, sonarblót, era conduzido ao salão perante o rei; as pessoas então colocavam as mãos nos seus pelos e faziam votos” (Hervarar saga ok Heiðreks).

 “Naquela noite os grandes votos eram tomados; o porco-selvagem sagrado era trazido para dentro, os homens punham as suas mãos sobre ele, e faziam votos quando o rei brindava” (Helgakviða Hjörvarðssonar).

           O porco-selvagem de antigamente — sacrificado, assado e comido no dia de Yule — representa, nos dias de hoje, os mesmos perus, pernis, chesters, etc., assados e comidos no dia de Natal.

           c) Consumir os alimentos associados ao Natal, conforme uma perspectiva bíblica e cristã. Diante da história do paganismo infiltrado no Natal, podemos comer os alimentos atrelados a ele? Teria pecado nisso? E o panetone, o pernil, o chester, o frango e o peru? Hemos de comer? O que faremos?
           Pois bem, diferentemente das velas, da guirlanda, do azevinho, da árvore, do Papai Noel, do amigo-secreto, cujas exposições revelam adoração, aceitamento e prostração ao deus-sol; esses ornatos já
remeterão a isso, quer o histórico persa, quer o cananita, quer o babilônico, quer o grego, quer o romano, quer o saxão, quer o nórdico.
Logo, a Palavra de Deus salienta: "Não aprendais o caminho das nações [...] Porque os costumes dos povos são vaidade" (Jr 10.2,3); "Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada
imundo, e eu vos receberei" (2Co 6.17).
           Referente ao panetone, ao pernil, ao peru, ao frango, ao chester, já que são alimentos, e estes são criados pelo Senhor (cf. Sl 104.14,15; 1Tm 4.4,5), e não estão entre os alimentos condenados pelo Senhor quando consumidos nos outros dias (At 15.20,29; Ef 5.18); portanto, podem ser comidos fora do dia consagrado ao deus-sol — 25 de dezembro. Caso se coma no dia do Natal, há de ter estrita ligação com oferenda aos ídolos, com rituais pagãos da Brumália, da Saturnália, da Festa Mitraica, de Yule, e, consequentemente, com sacrifício a Satanás, personificado em Tamuz, Hórus, Baal, Odin, Éros, Júpiter, Mitra. Quanto a isso, esta é a opinião das Escrituras: Vede a Israel segundo a carne: os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?Antes, digo que as coisas as quais os gentios sacrificam, sacrificam-nas aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios (1Co 10.20,21).
           "Não é errado comê-los, pois ninguém come sacrificando aos rituais pagãos sobreditos" — alguém pode ponderar; isso é até aceitável.
Mas, o problema de tudo, é que uma vez descoberta a origem, a representação e a forma como foi imposta tal festividade à Igreja Cristã, o que também nos condenará a comer é a nossa consciência. Naquele momento a nossa mente não se voltará para a realidade dos fatos? Não será lembrado o histórico e a associação de tais alimentos às oferendas, as quais eram feitas nessa data? A consciência, uma vez aprendida a verdade, não nos acusará? Face ao exposto: "Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa do templo dos ídolos, não será a consciência do fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Pelo que, se o manjar escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão se não escandalize" (1Co 8.10-13). Portanto, caso a mente acuse, fique com essa palavra de admoestação. 


Conclusão
           A passagem de Lucas 2.8 é de forte elucidação para provar que Cristo não nasceu em dezembro: "Havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho". Em Israel, os últimos meses do ano era o inverno — tempo de fortes chuvas, ventos e frio. Veja Esdras 10.9 e 13. Ora, em se tratando dum inverno tão rigoroso assim, não há como pensar em pastores que guardavam suas ovelhas e cabras somente à noite; entretanto, o certo é que as guardariam o tempo todo — sob grandes pedras ou abrigos.
           Além do quê, César Augusto convocou um recenseamento nos dias do nascimento de Cristo (Lc 2.1-7). Logo, jamais o faria no inverno, pois a locomoção para o censo, por conta do inverno, chuvas e tempestades, seria impossível. Geralmente, esses recenseamentos eram feitos após as colheitas, quando não havia danos sérios à economia, o tempo era bom e as estradas estavam ainda secas, permitindo viagens mais fáceis.
           Igualmente, existem muitas mentiras, por causa do Natal, associadas ao nascimento do Senhor Jesus. Os presépios mostram três magos do Oriente oferecendo presentes ao Menino Jesus, na manjedoura. Entre os gregos, chamavam-se "magos" as pessoas sábias e estudiosas, que se dedicavam ao estudo das coisas celestiais, naturais e espirituais; por isso, os "magos", de Mateus 2.11, eram tão somente "sábios", e não têm a ver com o mesmo sentido da palavra "mago" à qual conhecemos — feiticeiros, encantadores, bruxos ou mágicos.
           Os magos presentearam a Jesus Cristo em casa e algum tempo (semanas ou meses) depois de Ele nascer, e não na manjedoura (cf. Mt 2.11,16). Ué! não eram três magos? Ué! não se chamavam Baltasar, Melchior e Gaspar (dois brancos e um negro, respectivamente)? Com efeito, há duas tradições sobre os magos, uma oriental, de doze sábios, e adotada pela Igreja Oriental, e outra de três. Quem fixou esse número, de três, foi Helena, mãe do imperador Constantino, no século IV. Os nomes decorrem de lendas narradas por 'Beda, o Venerável', em 735 d.C.

           Tudo isso não passa de lendas, interpolações e tradições antibíblicas: Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens [...] Invalidando assim a Palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas (Mc 7.8,13). Querer dizer que o amigo-oculto é sustentado pela passagem dos magos é camisa de força! Era costume oriental não se apresentar aos reis ou às pessoas importantes de mãos vazias. O amigo-secreto tem a ver com os costumes pagãos de troca de presentes
nos festivais do deus-sol, como vimos.
Em suma, haja vista que o Natal não é uma "simples reunião de família" como nos contestam os falsificadores da Palavra de Deus (2Co 2.17). A verdade é que os tais já venderam as suas almas a Satanás e não querem deixar o paganismo, pois ―nada é puro para os contaminados e infiéis: antes o seu entendimento e consciência estão contaminados‖ (Tt 1.15). Para os tais, este conselho: "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus"
(2Co 7:1).
           Concernente ao Natal, é dito na própria Enciclopédia Católica, de 1911: "A festa do Natal não estava incluída entre as primeiras festividades da Igreja [...] Os primeiros indícios dela são provenientes do Egito [...] Os cultos pagãos relacionados com o princípio do ano se concentram na festa do Natal". A Enciclopédia Barsa, de 1998, ressalta que a data de 25 de dezembro, aplicada ao nascimento de Jesus, foi fixada "a fim de  cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia".
           Famílias não são unidas por costumes enraizados no paganismo. Quem assim pensa é tolo, obtuso e cabeça-dura! As famílias precisam firmar-se na Palavra de Deus (Sl 128; Dt 6.4-9; Cl 3.18-24). Aquilo que
não é firmado nas Escrituras despencará (Mt 7.26,27). Doa a quem doer, este é o dever dos lares cristãos: "Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade" (1Tm 4.7). 
           Famílias que comemoram a festa pagã do Natal, pagãs são também! ―Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de aborrecer um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Lc 16.13). 
           Dizer "Natal" é anticristão, antibíblico, mundanismo e pecaminoso, por três razões:
           1) "Natal" significa "nascimento", mas, como vimos acima, o Senhor Jesus não nasceu nessa data; tal data é aniversário do deus-sol e dia de festivais pagãs aos deuses, à natureza, ao sol, no solstício de inverno. No entanto, a Escritura enfatiza: "o que se desboca em mentiras é enganador [...] Maldito seja o enganador" (Pv 14.25; Ml 1.14);
           2) Essa data se originou em Constantino, em 313 d.C., que aniversariou "Jesus" na mesma data de seu ídolo: o Sol Invencível – deus Mitra, e foi oficializada pelo bispo Libério, em 354 d.C. Todavia, os apóstolos desconheciam essa data. A Bíblia ordena celebrar é a morte de Jesus (1Co 11.23-26). E mais: "Que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?" (2Co 6.15); e 
           3) Se Jesus provadamente não nasceu nessa data, se tal dia é associado a um falso deus e a rituais demoníacos, como associá-lo ao Senhor Jesus Cristo? Não estaríamos mentindo? "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros" (Ef 4:25). Por isso, a felicitação "feliz Natal" é danosa à nossa fé: "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o Adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós" (Tt 2:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...