Seguidores

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

DEUS EM BUSCA DOS HOMENS

DEUS EM BUSCA DOS HOMENS

 

Introdução

                 Os Meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam Comigo: o que anda num caminho reto, esse Me servirá (Sl 101.6).

                O Evangelho é o poder eternal de salvação ao mais vil pecador. Ele é o único livro que conta o mais sublime ato de amor existente na Terra: um inocente que morreu no lugar de todos, concedendo-lhes o maior benfazejo de todos os tempos: estar ao lado de Deus! Jeová está em busca de quem pregue este Evangelho, que transforma o perdido numa nova criação!

                Jesus apresentou, em Mateus 28.19 e 20, a Grande Comissão — a principal missão de Sua Igreja na face da terra: pregar o Evangelho! Tal pregação consiste na morte e na ressurreição de Cristo que justifica o pecador (Rm 4.25), no arrependimento e remissão dos pecados (Lc 24.47), em Cristo: o único meio de salvação (At 4.12), na bem-aventurada esperança de Sua vinda, etc.

             “Um moço, sempre que se encontrava com um crente, desandava a falar mal da Bíblia. Era um costume antigo que possuía. Certa vez, alguém lhe perguntou: – Porque você não deixa a Bíblia em paz? – É porque Ela não me deixa em paz também, respondeu.” Deus tem Suas maneiras de buscar o homem!

                Nosso Senhor comissionou os Seus discípulos a proclamar a obra perfeita e gloriosa da salvação em todo o mundo. E nós, que fazemos parte da Igreja, temos de prosseguir na ordem do Cristo de Deus. Disse Alexander Duff: “A igreja que deixa de ser evangelística breve deixará de ser evangélica”. Isso é verdade!

 

 

I – Evangelho: o Poder de Salvação para a Humanidade

 

            1 – O que é Evangelho? Evangelho (do grego euaggélion) significa Boas-Novas, Boas Notícias, Boas Mensagens da revelação plena da graça divina, que trouxe salvação por meio da morte e ressurreição do Filho de Deus. É o poder de salvação tanto para os judeus quanto para os gentios, isto é, os de quaisquer nações (Rm 1.16).

 

            2 – Como o Evangelho é apresentado na Bíblia. O Evangelho é apresentado na Santa Escritura por diversos nomes. Cada qual tem um significado espiritual aplicado à obra do Gólgota:

                  a) Evangelho de Cristo, pois Jesus, o Salvador, é o assunto principal abordado nele (Rm 15.19);

                b) Evangelho da Graça, porque é revelado o dom gratuito de Deus: a vida eterna – favor imerecido ao homem; no entanto, oferecido pela vitória de Cristo sobre o pecado (At 20.24);

                c) Evangelho da Paz e Salvação, visto que Seus ensinamentos produzem a paz necessária à alma e o livramento da maldição eterna (Ef 6.15 e 1.13);

                d) Evangelho da Glória de Cristo, porquanto expõe a soberania, o senhorio, a virtude, o esplendor, a perfeição, a pureza, a Divindade de Seu principal tema: o Senhor Jesus (2Co 4.4);

            e) Evangelho Eterno, pois demonstra o poder e efeito eternos do sacrifício de Cristo: o Cordeiro morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8; 14.6); e

                  f) Evangelho do Reino, porque desvenda o mistério do reino da graça e da glória (Mt 24.14).

 

           3 – Nomes dados à pregação do Evangelho. Há vários nomes para a pregação da Palavra de Deus; cada qual enfocando um aspecto: a) testemunho, testificar (Jo 1.15; At 5.32); b) disputar ou manter diálogo (Mc 9.34; At 18.4); c) anunciar(At 13.38; 17.3); d) proclamar como arauto (2Co 5.20).

 

                 4 – O poder capacitativo do Espírito na pregação. Jesus prometeu um revestimento do poder do Espírito Santo para os pregadores do Evangelho: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra (At 1.8). Além do versículo citado falar do poder do Alto, cujo capacita no cumprimento da evangelização, ele possui três conceitos básicos para os quais temos de atentar:

                Primeiro, Jerusalém — evangelização local: representa levar a Palavra onde moramos.

                Segundo, Judeia e Samaria — evangelização nacional: é apregoar a mensagem salvadora de Cristo nas cidades vizinhas e em toda a pátria.

             Terceiro, confins da terra — evangelização mundial: ir aos países pregar o dom gratuito de Deus: a vida eterna, pelo Senhor Jesus Cristo.

 

                5 – O Evangelho não é uma teoria religiosa. Alguém pode conhecer o Budismo, sem Buda (porque está morto); o Islamismo, sem Maomé (pois está morto); o Espiritismo, sem Allan Kardec (visto que está morto); o Confucionismo, sem Confúcio (que também está morto); mas porque ninguém pode conhecer o Evangelho, sem a Pessoa de Cristo? Porque o Evangelho é a Palavra do único que tem o poder de conceder a vida eterna; daqu’Ele que venceu a morte, ressuscitou e está vivo para sempre (Ap 1.18). Ele não é uma teoria religiosa. Para pregar o Evangelho é preciso haver tido experiência com Ele, cuja parte do coração: “Da abundância do seu coração fala a boca” (Lc 6.45); “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.10). Veja João 4.42; 1Co 2.4,5.

 

 

 

II – Pregar o Evangelho Compete aos Homens, e Não aos Anjos

 

               A pregação do Evangelho é uma tarefa confiada à Igreja, e não aos seres angelicais. Eles desejariam muito poder fazer isso: Foram-vos anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do Céu, vos pregaram o Evangelho: para as quais os anjos desejam bem atentar (1Pd 1.12). A palavra grega para atentar é epithumeo, significando desejar ardentemente, desejar intensamente; porém, não foi aos anjos que o Senhor confiou essa tarefa: foi a nós! (Hb 2.4,5).

 

          1 – O anjo não pregou a Cornélio. Este era um homem de bem, piedoso, temente a Deus, dava esmolas aos necessitados do povo; enfim, era um homem de oração. Contudo, ainda, não havia experimentado a salvação. Faltava-lhe o conhecimento de Cristo. Um anjo apareceu-lhe e deu a recomendação de chamar Pedro, a fim de que este lhe falasse do Evangelho: Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro... Ele te dirá o que deves fazer (At 10.5,6). O anjo que se apresentou não poderia ter pregado o Evangelho? Não o fez, porque essa não é missão angelical, mas humana (Mc 13.10).

 

              2 – Os anjos são os mensageiros dos crentes. Anjo quer dizer mensageiro. Eles são os mensageiros celestiais dos crentes (Hb 1.14), e não das boas-novas de salvação aos pecadores. No Reino Celestial tem uma hierarquia, que é absolutamente respeitada. Portanto, se não pregarmos o Evangelho não haverá quem se salve (Rm 10.14.15).  

 

 

 

III – O Evangelho apregoado durante a História do Cristianismo

 

                 A Igreja recebeu a ordem do Eterno Redentor: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado (Mc 16.15,16). Ela prosseguiu cabalmente em sua missão de proclamar a eterna vida.

 

                1 – Era apostólica (até o ano 100 d.C.). Ao mundo conhecido dessa época, foi pregada a mensagem do Evangelho (Cl 1.6,23), a qual atingiu todo o Império Romano, Israel, Síria, Chipre, Ásia, Ásia Menor, Macedônia, Acaia, Creta, Etiópia, Espanha e Itália.

 

              2 – Era pós-apostólica até Constantino (de 100 d.C. até 313 d.C.). Mediante a evangelização da Igreja o Senhor Jesus estava salvando os perdidos em massa, dentre os quais soldados, escravos, comerciantes que se esparramaram pelo mundo, convictos do ide deixado por Jesus. Desta forma, algumas regiões da França, Índia, África, Pérsia, Egito, Arábia e Armênia foram alcançadas. Logo, sofreram oposição ferrenha dos imperadores pagãos e idólatras de Roma. Muitos foram mortos em fogueiras, enforcados, comidos por leões, decapitados; entretanto, certo escritor antiquíssimo disse: “O sangue dos mártires é o adubo do Cristianismo”. Por que isso? Nós somos sementes de sangue! Aleluia!

 

              3 – De Constantino, imperador romano, a Martinho Lutero (de 313 d.C. até 1517). Quando Constantinoascendeu ao poder as perseguições acabaram. A Igreja continuou pregando a salvação, principalmente, na Europa. Outras regiões receberam, como a Romênia, a Irlanda, a Escócia, a França, a Holanda, a Dinamarca, a Alemanha, a Suíça, a Itália, a Espanha, a Suécia, a Morávia, a Boêmia, a Inglaterra, a Noruega, a Islândia, a Rússia e a Groenlândia.

 

               4 – De Lutero ao início do século 20 (de 1517 a 1900). Em 31 de outubro de 1517 ocorre a abençoada Reforma Protestante, a qual nos libertou das doutrinas pagãs que o Catolicismo Romano implementava no Cristianismo. No livroHistória da Igreja Alemã é dito que Lutero falava e interpretava línguas estranhas, profetizava e possuía inúmeros dons. Por isso ele conseguiu tão grande feito, porque retinha o poder divino do Espírito Santo! Por consequência, a mensagem da graça salvadora foi levada à Alemanha, à Suíça, à Escócia, à Inglaterra, à Índia, à China, à América Latina, à Oceania e aos Estados Unidos. Durante tal período surgiram igrejas evangélicas de fé e ordem diferentes.

 

                5 – De 1900 aos nossos dias. Em 1906, algo alavancou o crescimento do Evangelho na América. Na Rua Azusa – 312, Los Angeles (Califórnia, EUA), num antigo armazém, houve um grande avivamento nas reuniões: Batismo no Espírito Santo, recebimento de dons espirituais, impulsão missionária; milagres, cânticos espirituais, fervorosas orações, etc. Os cultos iniciam às 6h e acabavam à meia-noite! Isso mobilizou a imprensa, os mundos secular e religioso, os quais, surpreendidos, iam conhecer o fogo pentecostal! Com efeito, essa chama poderosa incinerou as Américas do Norte, Central e do Sul. Consequentemente, na pátria brasileira, o Evangelho de poder chegou. Hoje, milhões de pessoas têm sido alcançadas pelas boas-novas de salvação.

 

 

 

IV – O Desafio Missionário em Nossos Dias

 

            A palavra “nação” em Mateus 28.19 (ide, ensinai todas as nações) corresponde à palavra grega “ethnos”. O sentido é diferente da geografia política que conhecemos, e da forma que os países hoje são constituídos. O real significado de nações, na Grande Comissão, é povos, em sua totalidade, envolvendo etnia, cultura, tradições, línguas, dialetos, modos de viver, visão do mundo, etc. Por conseguinte, é dessa maneira que Deus vê o mundo: nações, tribos, povos e línguas (Ap 7.9), e não conforme a divisão dos países.

 

               1 – Os povos não alcançados. Vivem no mundo, hoje, mais de 2 bilhões e 500 milhões de pessoas que nunca ouviram o nome de Jesus nem sequer uma vez na vida. Essa multidão representa 15 vezes a população do Brasil. Existem mais de 200 nações no mundo, 12.500 grupos étnicos, 6.528 línguas, 10 mil povos ainda não alcançados pelo Evangelho, e somente serão salvos se ouvirem e crerem no Evangelho de Jesus.

 

              2 – A necessidade do Novo Nascimento. Consideram-se cristãos, aproximadamente, 1 bilhão e 700 milhões em todo o planeta. Destes, quantos realmente são nascidos de novo? Nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos… aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus (At 4.12, Jo 3.3-5).

 

                3 – O gemido das almas. Segundo estatísticas, nascem 370 mil, enquanto morrem 150 mil por dia. Isso corresponde, por mês, em torno de 2 milhões e 500 mil pessoas que descem à sepultura e vão para a eternidade. Para onde foram: Céu ou inferno? É uma lástima o ser humano não pensar no seu fim (Lm 1.9).

 

              4 – O engano religioso. Há 28 países muçulmanos, 7 nações budistas, 3 comunistas e 2 países hindus, formando o maior aglomerado de povos não alcançados pelo Evangelho de Cristo. O Adversário cega-os para não receberem Jesus Cristo como Senhor e Salvador (2Co 4.4). Por exemplo, o Brasil é a maior nação espírita do mundo, onde não somente há milhões de espíritas, mas, também, milhões de simpatizantes. Na França, país de origem de seu principal teórico (Allan Kardec), o Espiritismo tem pouquíssimos seguidores atualmente, e, em toda a Europa, são tão poucos que quase não aparecem nas estatísticas. Deus enviou Seu Filho ao mundo a fim de que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade (1Tm 2.4).

 

                5 – O alastramento de falsos profetas. No mundo há grandes religiões, tais como Islamismo, Budismo, Hinduísmo, Judaísmo, Confucionismo, Zoroastrismo, Siquismo, Taoísmo, Xintoísmo, Jainismo, Espiritismo, etc., que também estão inclusas nos povos não alcançados pelo Evangelho. Dentro do próprio Cristianismo existem em torno de 7 mil seitas. O que é uma seita? “Um grupo de pessoas reunidas em torno de interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas” (Dr. Walter Martin).  Afinal, o que as religiões e as seitas negam que podem comprometer seu estado eterno? As doutrinas fundamentais da fé cristã que uma vez foi entregue aos santos, pela qual devemos lutar e batalhar. Mas as religiões e as seitas, nesse ponto, não admitindo os fundamentos do Cristianismo, transformam a graça de Deus em dissolução (Jd vv.3,4). Ei-los:

                 

                 * Santíssima Trindade,

                 * Salvação apenas por meio do sacrifício de Cristo,

                 * Inspiração plena e absoluta da Bíblia Sagrada (em contrário disso, elas moldam-na e interpretam-na conforme as visões, as profecias e as revelações de seus líderes),

                 * Inerrância das Escrituras (contrariamente, elas não creem porque justificam os erros das profecias de seus líderes usando trechos bíblicos fora do contexto,  como justificativa às suas mazelas) 

                 * Divindade e Humanidade de Cristo,

                 * Personalidade e Divindade do Espírito Santo,

                 * Ressurreição corporal de Jesus,

                 * Ressurreição de todos os seres humanos,

                 * Inferno como lugar de punição eterna,

                 * Sobrevivência do espírito após a morte,

                 * Céu como lugar de descanso eterno para todos os cristãos fiéis, etc.

 

                  As seitas modernas assim são classificadas:

 

              a) Pseudocristãs — Testemunhas de Jeová, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Mormonismo, Meninos de Deus (também conhecido por “A Família”), Tabernáculo da Fé, Igreja Pentecostal Apostólica, Igreja Pentecostal Unida do Brasil, Só Jesus, Voz da Verdade, Igreja da Unificação (Seita Moon), Igreja Local de Witness Lee, Testemunhas de Yehoshua, Igreja de Deus do Sétimo Dia;

                 b) Orientais — Arte Mahikari, Hare Krishna, Seicho-No-Iê, Missão da Luz Divina, Igreja Messiânica Mundial (Johrei);

 

                  c) Ocultistas — Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Santo Daime, Racionalismo Cristão, Cultura Racional, Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Ciência Cristã e Movimento “New Age” (Nova Era); e

 

                  d) Secretas — Maçonaria, Ordem Rosacruz e Sociedade Teosófica. 

 

 

                  6 – O ataque do Inimigo às crianças. Há muitas crianças sofrendo no mundo, segundo o Unicef e o MEC:

                  * Na Ásia vivem dois terços das crianças desnutridas do mundo;

                  * No mundo, estima-se que 2 milhões e 300 mil, menores de 15 anos, são aidéticos. A África possui o maior número;

                  * 25 milhões vivem nas ruas dos grandes centros urbanos no mundo;

                  * Mais de 100 milhões são explorados em trabalhos forçados, sem direito à infância;

                  * Cerca de 3 milhões ficam aleijados anualmente por falta de vacinas.

                Vamos rogar o socorro divino pelas crianças de todo o mundo. O alvo do Inimigo é atingi-las, pois, deste modo, paralisará a obra da Igreja: apregoar a Palavra. Oremos para Jesus levantá-las, a fim de conhecerem o Senhor Jesus; pregarem, orarem, evangelizarem, etc. (Pv 20.11; Mt 19.14). Lembra-se de Rode e de Samuel? (At 12.12-17; 1Sm 3.4-10).

 

                 7 – É hora de a Igreja se despertar. O que estamos fazendo para Deus? Será que não somos servos inúteis? Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes (Mt 25.30). Todavia, a nós vos é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus (Lc 8.10), e pregar as Boas-Novas “em todo o mundo” (Mc 16.15), “a tempo e a fora de tempo” (2Tm 4.2). E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono (Rm 13.11).

 

 

 

V – O Perfil do Homem que Deus Busca

 

               A Bíblia traça o perfil do ser humano que Deus busca para proclamar a verdade. O Senhor está disposto a conceder as Suas riquezas gloriosas àqueles que foram vocacionados. Jeová achou a Davi e o consagrou (Sl 89.20). Hoje, Ele ainda está à procura de servos destemidos a fim de levar a preciosa semente: a Palavra! Aquele que Deus busca tem estes requisitos:

 

              1 – Conhecimento da Escritura. Apolo era “poderoso no uso das Escrituras e instruído no caminho do Senhor” (At 18.24,25). Poderoso era um termo usado para aqueles que conseguiam incutir uma ideia na mente de alguém, induzindo-o a tomar determinada atitude. Ou seja, Apolo era tão preparado na Palavra que conseguia convencer os outros acerca de Cristo, levando-os a se tornarem crentes. Estêvão também buscava ser sábio na Escritura, e ninguém resistia à convicção com que falava (At 6.10). Jesus disse: Examinai as Escrituras... são Elas que de Mim testificam (Jo 5.39). Examinar é estudar nos mínimos detalhes; observar com atenção; averiguar. Há coisas que só a Palavra pode fazer: Vencer o Inimigo (Mt 4.4,7,10), lavar o interior do homem (Ef 5.26), operar o Novo Nascimento (Jo 3.5; Tg 1.18), revelar a fé salvadora (Rm 10.17). Logo, se não houver constante leitura da Bíblia (caso não saiba ler, acompanhar pregações e estudos), como poderemos pregar? Levar o Evangelho é uma guerra espiritual contra as forças das trevas. A Palavra de Deus é uma espada (Sl 149.6). O cristão tem de saber manejaressa arma! (2Tm 2.15). Ele tem de estar preparado (1Pd 3.15).

 

                2 – Encher-se do Espírito Santo. Além do conhecimento da Escritura, precisa encher-se do Santo Espírito: a graça e o conhecimento devem caminhar juntos (2Pd 3.18). Pedro conciliava o conhecimento com a graça, e Jesus operava grandes sinais (At 4.31). O Salvador enviou os discípulos ao mundo depois de receberem o poder do Alto (At 1.8). 

 

                3 – Oração. Daniel era mancebo quando foi levado cativo. Porém não se contaminou com as imundícias de Babilônia – um grande centro de idolatria, com mais de dois mil deuses (Dn 1.4,9). Ele cultivava uma vida de oração, pois orava três vezes por dia (Dn 6.10). Embora os inimigos, os invejosos quisessem acabar com ele, Deus nunca o deixou ser vencido, visto que a oração revestia-o. Foi livre várias vezes, por exemplo, na cova dos leões (Dn 6). O próprio Deus deu testemunho de Daniel (Ez 14.20). Oração é uma aproximação a Deus por meio de palavras ou pensamentos; é a sede da alma em busca da Água da Vida! O clamor produz uma comunhão sem-número com o Altíssimo (Jr 33.3). Esta é a recomendação do Senhor: Orai sem cessar (1Ts 5.17). Jesus tinha uma vida de oração (Mt 14.23). Deve-se perseverar na oração (Rm 12.12). Só por intermédio dela estaremos prontos para o campo de batalha.

 

                4 – Jejum. É a abstinência total de alimentos com finalidades espirituais. É um ato de consagração do corpo (Rm 12.1), para que o espírito se fortaleça na graça bendita (Mc 14.38) e Deus mova Suas mãos em nossas causas (Ed 8.21-23). Jesus esclareceu que certos tipos de demônios apenas saem com oração e jejum (Mc 9.29); igualmente que o jejum é indispensável ao cristão ávido por uma vida vitoriosa (Mt 9.14,15). Por que Paulo tinha tanto poder do Espírito Santo (Rm 15.19), chegou a ser arrebatado ao Paraíso e ver coisas inefáveis (2Co 12.4), escreveu 13 cartas do Novo Testamento, vencia lutas e provações? Veja Atos 27.9 e 2Coríntios 11.27.

 

              5 – Justiça. Noé foi chamado “pregoeiro da justiça” (2Pd 2.5). O Senhor achou graça nele (Gn 6.8). Por ele o mundo antigo foi salvo (1Pd 3.20). Ser justo é ser honesto, ter boa conduta; ser verdadeiro, ser moralmente correto. Os ímpios não prevalecem diante de Deus (Sl 1.5). Os olhos do Criador estão a procurar os fiéis (Sl 101.6).

 

 6 – Andar com Deus. Enoque andou com Deus, e Deus o tomou para Si; quer dizer, trasladou-o: removeu-o da Terra sem provar a morte (Gn 5.24; Hb 11.5). “Andar com Deus” é levar uma vida justa, santa, obediente, humilde – a serviço do Senhor! É ser sóbrio, vigilante e fugir desta geração perversa! (At 2.40). É andar na contramão do mundo em todos os sentidos (Lc 6.26), quer na guarda do interior (Mt 15.19; Pv 4.23), quer no amor (1Co 13.1-3; Mt 22.37-39), quer no vestir (Dt 22.5; 1Tm 2.9,10), quer no se apresentar (1Pd 3.3-5; Jr 4.30), quer no linguajar (Tt 2.8), quer na pontualidade (Cl 4.5), quer nas decisões (Tg 1.8), quer no testemunho (Mt 5.14-16), quer no uso da língua (Tg 3.1-12), etc.   É alcançar testemunho diante do Todo-Poderoso (Hb 11.5).

 

 

 

Conclusão

              Dick Hills, fazendo um apelo à evangelização dos povos, manifestou: “Todo coração que tem Cristo é um missionário, e todo coração sem Cristo é um campo missionário”. Que tremendo!

                “Como, pois, invocarão aqu’Ele em quem não creram? E como crerão naqu’Ele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o Evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas” (Rm 10.14,15). O Senhor está à sua procura para levar a Palavra. Está pronto a dizer: Envia-me a mim? (Is 6.8).

 

 

 

Glossário

 

Benfazejo: Benefício; favor; ato benigno; ato generoso.

 

Porquanto: Pois, porque.

 

Senhorio: Direito de autoridade; domínio.

 

Capacitativo: Aquele que capacita; que dá capacidade.

 

Cabalmente: Completamente; perfeitamente.

 

Mediante: Por meio de.

 

Logo: Portanto; por isso.

 

Ferrenha: Dura; rigorosa.

 

Decapitar: Cortar a cabeça de (por ordem superior); cortá-la por sentença judicial ou por vontade de uma autoridade. Não se confunde com degolar, que é cortar (pode ser mediante um golpe profundo) a garganta ou o pescoço por qualquer motivo.

 

Antiquíssimo: Muito antigo; antiguíssimo.

 

Ascendeu: Subiu; elevou-se; foi promovido. Escreve-se com sc. Não se confunde com acendeu (sem sc), que é pôs fogo, provocou incêndio; incendiou.

 

Implementava: Fazia entrar em vigor; punha em prática; executava.

 

Retinha: Tinha firme; conservava em si; mantinha.

 

Alavancou: Proporcionou o aumento; estimulou; deu o impulso necessário.

 

Incinerou: Sentido fig. – Espalhou-se; propagou-se.

 

Consequentemente: Por consequência; consequentemente.

 

Grupos étnicos: Pessoas que se identificam por partilhar da mesma língua, dos mesmos caracteres somáticos e da mesma tradição cultural.

 

Aglomerado: Amontoado; acumulado; ajuntamento.

 

Ei-los: Eis eles; olhai eles; eis os; olhai os.

 

Destemidos: Corajosos; sem medo.

 

Manejar: Mover, executar; ter conhecimento dela; exercitá-la.

 

Mancebo: Jovem; rapaz; o que está em plena juventude.

 

Sem-número: Número grande; indeterminado; sem medidas. Não se confunde com sem número (sem hífen), que equivale asem marcação numérica.

 

Ávido: Que deseja ardentemente; ansioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...