Seguidores

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

O VERDADEIRO CULTO

O VERDADEIRO CULTO


Introdução
           Deus chamou Isaías para ser porta-voz de Sua mensagem. Foi quando da morte do rei Uzias — num tempo de prosperi­dade em Judá. Ao mesmo tempo, Amós e Oseias eram os porta-vo­zes do Senhor no reino dividido de Israel. Aparentemente, tudo estava bem em ambas as partes; mas Isaías, profeta de Deus, pela ins­piração divina, observou que essa prosperidade servia de capa para esconder muita corrupção no meio do povo judeu. Havia muita avareza, muito abuso de poder e esquecimento dos de­veres morais e espirituais, ainda que o povo aparentasse certa rigorosidade na observância às formas religiosas.
          A Bíblia diz: Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra [...] Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto (Is 1.19; Ex 12.25).


1 – O Falso Culto Denunciado (Is 1.10-15)

           Os denunciados, príncipes de Sodoma e povo de Gomorra (v. 1), são comparados aos príncipes de Judá e aos habitantes da Cidade Santa — Jerusalém (cf. Mt 4.5). Por quê? Os dirigentes e o povo eram culpados dos pecados que, eventualmente, conduziriam essas cidades à des­truição. Posteriormente, Ezequiel fez a mesma comparação, delatando inclusive os pecados das cidades: Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. Foram arro­gantes e fizeram abominações dian­te de mim... (Ez 16.49. Veja vv.50-60).
            Face ao exposto, o que não interessa a Deus:

             a)  Expressões vazias de devoção ao Senhor. Ritualismo vazio e seguimentos decorados não são do interesse de Deus: De que Me serve a Mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Estou farto dos holocaus­tos de carneiros, e de gordura de animais cevados, e não Me agrado do sangue de novilhos nem de cor­deiros, nem de bodes (v. 11). Tais ofertas, embora corretas segundo a Lei, perderam o valor, porque par­tiam de corações pecaminosos e mãos manchadas. Deveriam ser expressões de devoção a Deus, acompanhadas de arrependimento, humil­dade, louvores e justiça. Infeliz­mente, o Diabo engana os ho­mens fazendo-os pensar que atos formais ― ri­tos, cerimônias, cultos de aparência, retetés, histerias, movimento do cai-cai, unção do riso, fumaça e jogo de luzes coloridas no altar, “shows”, coreografias, teatros, retiros, movimentos corporais imitando os cultos de origem africana, danças, procissões, movimento de “adoradores”, etc. ― consti­tuem a essência do culto, e Deus os aceita no lugar de um cora­ção quebrantado. Jesus não denunciou os fariseus porque pagavam o dízimo até da hortaliça, mas porque deixavam de obedecer às coisas mais importantes da Lei: a justiça, a mi­sericórdia e a fé (Mt 23.23). Na verdade, embora pareçam muito espirituais, não passam de “ventos de doutrinas” (Ef 4.14) e “doutrinas várias e estranhas” (Hb 13.9), pois, em muitos casos, são heresias, sem nenhum fundamento bíblico, as quais levam o engano às pessoas que, infelizmente, não estão preparadas para rebatê-las, já que o culto ao Eterno é racional, com uso do entendimento, com decência e ordem, a fazer com que “os espíritos dos profetas sejam sujeito aos próprios profetas” (Rm 12.1; 1Co 14.15,32). A fórmula de Deus ainda é a antiga: um avivamento verdadeiro nasce tão só pela Palavra, pelo temor e pela oração (Hc 3.2; At 1.14). E isto nos basta!
            Não são expressões de devoção ao Cristo de Deus o que os “cafetões da prosperidade” — filhos de Satanás, os quais ensinam por interesse e fazem negócios na Casa de Deus (2Pd 2.1-3; Mq 3.11) ― têm demonstrado pomposamente na época presente. Eles são falsificadores da Palavra de Deus (2Co 2.17) e falsos apóstolos (2Co 11.15). Não servem ao Salvador Jesus, mas ao próprio ventre: terríveis inimigos da cruz de Cristo (cf. Fp 3.18,19), fazendo do Evangelho “causa de ganho” (1Tm 6.5).
          Nas igrejas dos “cafetões da prosperidade” impera o “misticismo”. O que é “misticismo”? “É a crença, que eles abraçaram do paganismo, segundo a qual é possível alcançar uma comunhão com Deus através de símbolos, rituais e objetos tidos como “sagrados”; meios visíveis (apalpáveis) para alcançar a fé no Deus invisível; depositar a fé em coisas inanimadas, atribuindo-lhes poder para o alcance de uma bênção”. Por isso, nos cultos desses “vigaristas da prosperidade” são distribuídos amuletos ao povo como “pontos de contacto de fé” ― ou seja, meios de depositar a fé em Deus. Sabemos que “amuleto” é “qualquer objeto que uma pessoa atribui poder espiritual para se proteger de influências malignas, diabólicas, enfermidades, etc.; objeto que alguém consagra a fim de, por meio dele, ser abençoado, sendo um símbolo de fé que o levará a Deus e a conquistas de bênçãos, curas, livramentos, etc.”
            Em agudo contraste a isso, a Bíblia destrói de todo os falsos ensinos dos “cafetões da prosperidade”. O que é fé? A resposta está em Hebreus 11.1: “Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. O versículo é muito claro: “que se não veem”. Logo, se o cristão coloca a fé dele em quaisquer coisas que vê, elas tornam-se “amuletos” e o pecado que pratica é o “misticismo”.
         O Livro de Deus veementemente condena tais procedimentos: “Nem tão pouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida e a respiração a todas as coisas” (At 17.25). Por consequência, o salvo em Jesus não pode ser como os gregos (de Atenas) pagãos e idólatras, que queriam buscar o Senhor, porém, desejavam um símbolo de fé; isto é, “tateavam” (apalpavam; tocavam nas coisas) querendo O encontrar (cf. At 17.27). Além do mais, isso é tipo de idolatria, visto que tira o primeiro lugar do Todo-Poderoso, o Deus invisível, do coração do homem. A Escritura ressalta: “Guardai-vos dos ídolos” (1Jo 5.21).
            Com efeito, os “cafetões da prosperidade” oferecem vários amuletos em suas igrejas caídas, mortas e sem o Espírito Santo! Dentre os quais: selo da prosperidade, credencial da prosperidade, água ungida, espada de Gideão, pedra de Davi, rosa ungida, fogueira santa, fronha dos sonhos, sabonete do descarrego, ponto de luz, um par de meias consagradas, chave da vitória, cântaros, grudar (atribuindo poder ao papel) o Salmo 91 ou envelopes do “livramento” na porta (ou andar com ele na bolsa, na carteira, etc.) achando que trará proteção — tudo isto não passa de amuletos e exposição do misticismo e da doutrina de satanás no seio da Igreja.
             O salvo crê sem ver: isto é fé! “Pela fé [Moisés] deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível” (Hb 11.27). E mais: “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não se veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (2Co 4.18).
           Nada o crente precisa para se apoiar ou se achegar a Deus. Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5). Temos a Palavra, e Ela nos basta! (Js 1.8,9). Sobre o justo está a bênção do Senhor (Sl 3.8), e não sobre objetos inanimados... É devido a isso que o cristão tem de andar em Espírito! (Gl 5.16).

          b) Coração longe de Deus. A mera frequência aos cultos de nada serve. O versículo 12 denuncia o cos­tume de apenas “pisar os átrios do Senhor”, pensando que a pre­sença física e um ato religioso são suficientes. Há gente que está fisicamente na igreja, mas o coração está muito longe de Deus (Mc 7.6).

           c) Perda do valor espiritual. Deus recusa as formalidades (Ec 5.1-7). A Escritura diz: Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso e para Mim abomi­nação, e também as luas novas, os sábados, e a convocação das congregações... (v. 13). As ofertas aludidas eram as ofertas de manjares de cereais (Lv 23.13,14), porém representavam apenas atitudes exteriores. As luas novas (quer dizer, festas mensais — Nm 28.11-14), o sábado e a convocação das congregações — festividades semanais e anuais, respectivamente (1Cr 23.31) eram características do culto judaico (2Cr 2.4; 8.13; 31.3; Ez 45.17; Os 2.11; Cl 2.16,17), mas destituídas de valor espiritual, pois eles (os israelitas) estavam sujos, rebeldes, cheios de iniquidades. Por isso, Deus escondia deles o Seu rosto (v. 15). Davi disse: Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Se­nhor não me ouvirá (SI 66.18). Maldade, violência, injustiça, hipocrisia e falta de compromisso: estes eram os grandes pecados daquele povo (Is 1.15-17). E parece que continuam sendo os mesmos pecados dos homens, até hoje! (Mc 7.21-23).


2 – O Verdadeiro Culto (Is 1.16-20)

            Tendo denunciado todos os erros daquele povo e a ineficiência de seu culto, o profeta Isaías apresenta o que Deus realmente demanda para que o culto seja verdadeiro. O ver­dadeiro culto ao Senhor consiste nas práticas da justiça e retidão, efetivadas por corações arrependidos e convertidos, e não em meros ritos religiosos.

                  a) Necessidade do Arrependimento. O versículo 16 diz: Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos Meus olhos. Só assim seria possível afastar a ira de Deus. Somos cuidadosos de lavar os nossos corpos e de re­mover o lixo de nossos lares, consequentemente, devemos ser para a remoção de nossos pecados. O versículo 17 fala especialmente aos mais aquinhoados da nação, a fim de fazerem justiça aos pobres não aceitando subornos  prática comum em todos os tempos.

         b) O perdão prometido. Vin­de, então, e arguir-Me, diz o Senhor... (v. 18). Deus estende um convite amável ao pecador querendo estabelecer diálogo com ele. Na verdade, o Senhor até lança um desafio: “arguir-Me!”; isto é, “examina-Me!” Não é um caso de tirania, exigindo-se o impossível, ou um faraó mandando fabricar tijolos sem for­necer barro!... Pelo contrário, vemos a ação de um Deus amoroso que quer ajudar o Seu povo: Ainda que os vossos pecados sejam co­mo a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

          c) A última alternativa. O Senhor dá a Israel estas opções: O Seu governo ou a espada dos inimigos, a vida ou a morte, o bem ou o mal, a bênção ou a maldição. Estava com eles a decisão. Se re­cusassem a proposta favorável de Deus, não teriam nenhuma desculpa (vv. 19,20).


3 – O Ensino de Jesus sobre o Culto Verdadeiro

          Em João 4.20-22, vemos a mulher samaritana levantando uma questão teológica (popular entre judeus e samaritanos) a respeito de onde deveria adorar o Senhor. Jesus disse-lhe: Deus é Espírito, e im­porta que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verda­de (Jo 4.24). Notemos na pregação de Jesus os seguintes pontos:

            a) Deus é espírito. A mulher estava equivocada, pensan­do que Deus estivesse apenas em um de­terminado lugar (Jo 4.20); mas Deus é Espírito, e não se limita a certos lugares: nem ao tempo nem ao espaço — 1Reis 8.27. Portanto, Ele está onde estão os Seus verdadeiros adoradores em todo o mundo; também com os tais nas congregações e denominações que formam a Igreja Invisível (Jo 4.23; Hb 12.22,23).
             É importante explicar a diferença entre congregação, denominação e Igreja Invisível. Vejamos;                     — Congregação: Lugar onde os membros de uma igreja cristã se reúnem, participam da comunhão e prestam culto a Jesus. Geralmente são pequenas e estão presentes em bairros, vilas, etc. É subordinada a uma igreja maior, chamada de sede.
 Denominação: Uma igreja cristã que possui membresia, corpo de obreiros e direção pastoral independente. Apregoa as doutrinas fundamentais da fé a par do Cristianismo histórico e verdadeiro. Ex.: Trindade, Inspiração da Bíblia, Divindade de Cristo e do Espírito Santo, Salvação pela graça por meio da fé, Inferno como lugar de punição eterna, Imortalidade da alma, etc. O contrário de denominação é “seita”  que, segundo Josh McDoweell e Don Stewart, “é uma perversão, uma distorção do Cristianismo bíblico e/ou a rejeição dos ensinamentos históricos da Igreja de Cristo.”
 Igreja Invisível: O conjunto de crentes salvos de todo o mundo (Mt 16.18; Gl 1.13). Todos os que são lavados e remidos pelo sangue de Jesus (Hb 12.21,22; Ap 22.14). O total dos salvos de todos os tempos (Ef 1.20-23).               
          b) A importância da adoração. Jesus mostra que o importante não é “onde” adoramos, mas, sim, “como” adoramos. Conforme as tradições seguidas pelos judeus e samaritanos, o texto diz: Nossos pais adoravam nesta montanha (Jo 4.20). É necessário saber que o Senhor não está preocupado “onde” O adoramos, porém “como”. Ou seja: “o modo”, “a maneira” de adorá-Lo. E o seu culto é genuíno? Nele está presente o Espírito de Deus?

           c) O significado do verdadeiro culto. Tal qual Israel, no tempo de Isaías, a samaritana não perce­bia que os ritos religiosos de nada valiam se ela permanecesse no pecado. Jesus, em seguida, explicou-Ihe que o verdadeiro culto con­siste em adorar a Deus (Jo 4.21). Destes dois modos entendemos a adoração de um genuíno culto ao Senhor: (1) “em espírito” — isto é, um culto de natureza espiritual, ba­seado no fruto do arrependimento, na conversão e no sincero amor. (2) “em verdade” — quer dizer, acompanhado por um caráter trans­formado pelo poder de Deus, que O serve em santidade (cf. Ef 4.23,24).

            d) O coração quebrantado. O legítimo culto é prestado de coração: Os sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; um coração compungido e contrito, Deus, não o desprezara (SI 51.17); O homem para quem olha­rei é este: o aflito e abatido de espírito, e que treme diante da Minha Pa­lavra (Is 66.2).


Conclusão
             Esforcemo-nos para alcançar o tipo de culto a Deus que Paulo recomenda em Efésios 3.16,17.
            Só lembrando que o verdadeiro culto é fundamentado na Palavra de Deus. Esse é o genuíno culto cristão na sua forma e no seu conteúdo, pois a Bíblia revela o conjunto de maneiras de render um verdadeiro culto ao Altíssimo:
                     1)    Através da leitura e do estudo da Palavra (Ap 1.3; 2Tm 2.15; 3.15);
                     2)    Por meio da pregação do Santo Evangelho (2Tm 4.2);
            3)    Por intermédio de hinos espirituais que louvam tão somente ao Senhor Jesus, e não dessas profanações que atualmente se chamam “hinos”, que só louvam o “ego” das pessoas (Cl 3.16; Tg 5.13; Am 5.23);
                    4)    Através da oração incessante (1Ts 5.17; Ef 5.18), da busca do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais (Lc 11.13; At 1.8; 1Co 12.1-11,28-31; Hb 2.4);
                  5)    Por meio de apresentar o corpo em sacrifício vivo ao Senhor, ex.: jejuando e se santificando em toda a maneira de viver (Rm 12.1; Mt 9.15; 17.21; 1Pd 1.15,16);
                     6)    Pelas boas obras (Hb 13.16; Fp 2.10);
                      7)    Através de ofertas e dízimos (Fp 4.18; Lc 6.38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...