Seguidores

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

DIGA-ME COM QUEM TU ANDAS E DIREI QUEM TU ÉS

Diga-me com quem tu andas e direi quem tu és

-Tema: DISCIPULADO e RELACIONAMENTOS

I Coríntios 15.33
-IntroduçãoO tempo todo estamos em contato com pessoas e influenciamos sendo influenciados mutuamente. Por isso é importante o discipulado para a formação da vida cristã. O que é Discipulado? Podemos simplificar numa fórmula:
DISCIPULADO = Caráter X Relacionamento
O caráter de Jesus foi passado aos discípulos enquanto se relacionava com eles. Podemos ser discipulados e discipular alguém através da convivência. Isso acontece conosco todos os dias. Existem vários tipos de pessoas que nos cercam e que o influenciam em nossas ações e reações. 


O propósito desta mensagem é mostrar pra você que o discipulado é algo inevitável. O tempo todo você pode estar influenciando e sendo influenciado por pessoas. Outro objetivo desta mensagem é ensinar como lidar com diferentes tipos de pessoas aproveitando melhor os relacionamentos para testemunhar de Jesus.
Você é influenciável?
Sim. Todos são. Existem cinco tipos de pessoas ou níveis de relacionamentos que nos influenciam o tempo todo:
1.       Mentores: Pessoas que são abençoadas, cuja presença nos inspira e abençoa. Estes nos ajudam a ser uma verdadeira bênção. Precisamos estar sempre perto deles. O mentor sempre marca a vida de seu discípulo em momentos que o ergue de uma situação em que estava prostrado. Todos precisam ter mentores para nos aconselhar e discipular.
2.       Associados: Pessoas que são semelhantes a você e também estão à procura da bênção. Os associados são pessoas que somam com você e te completam para ajuda mútua. A principal importância do associado é ser companheiro. Muitas vezes os associados estão no mesmo grupo de discipulado e têm um mesmo mentor.
3.       Discípulos: São aqueles que observam e seguem os seus passos na caminhada cristã. Estes querem receber bênçãos de Deus através de sua vida. Sempre haverá alguém que você pode ajudar assim como seu mentor te ajudou. Ao mesmo tempo em que somos discípulos de alguém, também precisamos ter discípulos.
4.       Simpáticos: São aqueles que gostam de ver você abençoado, mas não te abençoam (mentores), não estão à procura da bênção junto com você (associados) e nem querem receber bênçãos através de sua vida (discípulos). Não têm compromisso. Apenas admiram sua fé, mas não se envolvem.
5.       ExaustoresPessoas que estão sempre te desgastando ou descarregando suas energias. Aqueles que te perseguem ou te provocam para que perca a bênção. São chamados por alguns de ‘vampiros emocionais’ por que sugam sua energia, esvanecem seus sonhos e quando está perto de pessoas assim, você fica desanimado.

Quem é você? Com quem tem andado?
Vamos refletir sobre estes cinco tipos de pessoas ou níveis de relacionamento e como conviver aproveitando oportunidades para o discipulado através do exemplo na vida de 3 personagens bíblicos:
1- Davi: O rei Davi foi um grande homem de Deus que estava cercado de muitas pessoas, vamos descobrir quem eram estas pessoas:

Mentores: Samuel (I Samuel 16.13), Natã (II Samuel 12.7), Gade (I Samuel 22.5);
Associados: Jônatas (I Samuel 18.1), Husai (II Samuel 15.37);
Discípulos: Salomão (II Samuel 2.1), trinta valentes que o seguiam (I Crônicas 11.11);
Simpáticos: as mulheres que cantavam sobre ele (I Samuel 18.4-8), Joabe (II Samuel 11.18), Abner (II Samuel 3.20-22);
Exaustores: Golias (I Samuel 17.45), Saul (I Samuel 18.10-12), Mical sua esposa (II Samuel 6.16-20), Absalão (II Samuel 13.30), Nabal (I Samuel 25.10-13), Simei (II Samuel 16.5-13), Aitofel (II Samuel 15.31).
Davi escolheu profetas de Deus para serem seus mentores e pessoas confiáveis para serem seus associados. Era um discipulador nato, pois treinou soldados fiéis para darem continuidade ao seu trabalho como general do exército e preparou seu filho Salomão para assumir seu trono. Também tinha muitos simpatizantes que admiravam sua coragem. Mas Davi estava cercado de exaustores até dentro de casa. Sempre tinha alguém o perseguindo.
Davi se relacionava com seus mentores obedecendo a suas orientações. Apoiava-se em seus associados em momentos difíceis de sua vida. Preocupou-se com o futuro de seu povo e a continuação de suas conquistas preparando sucessores para seu exército e para o trono. Soube lidar com a fama sem se envaidecer com elogios de seus admiradores. Foi manso com os exaustores sem provocar inimigos, mas estava disposto a lutar quando era afrontado.
2- Daniel: O profeta Daniel é um exemplo bíblico de jovem comprometido com Deus, que perseverou e não foi vacilante embora estivesse envolvido por muitas pessoas:
Mentores: seus pais (Daniel 2.23), livro do profeta Jeremias (Daniel 9.2).
Associados: Misael, Hananias e Azarias (Daniel 1.6).
Discípulos: Dario rei do império medo-persa (Daniel 6.28 e 11.1).
Simpáticos: Aspenaz o eunuco do rei (Daniel 1.3,9) e o próprio Nabucodonosor (Daniel 2.46).
Exaustores: Sátrapas e prefeitos da Babilônia (Daniel 6.4).
Não sabemos de pessoas que tenham sido mentores para Daniel depois que foi para a Babilônia, embora provavelmente tenha recebido uma excelente formação na infância e falava muito de seus pais em suas orações onde sete vezes menciona “Deus de meus pais” (Daniel 2.23; 9.6,8,16; 11.24,37,38). Isso prova que os pais de Daniel forma seus mentores. Daniel também tinha pessoas associadas que eram seus amigos que buscavam a Deus junto com ele. Fez discípulos no reino onde era admirado e influenciou diretamente o reinado de Dario o medo.
Daniel era um homem de “espírito excelente” (Daniel 5.11,12), com certeza tinham muitos admiradores e seguidores, bem como outros inimigos que o texto não descreve. Foi fiel ao que aprendeu de seus mentores, companheiro inseparável de seus associados, exemplar para seus discípulos, sábio com os simpatizantes aproveitando as oportunidades e com os exautores mantinha-se firme preferindo resolver as questões em oração do que discutir.
1- Paulo: O apóstolo Paulo foi um grande líder e estrategista da Igreja e estava cercado de pessoas assim:
Mentores: Ananias (Atos 9.10-17), Barnabé (Atos 9.27 e 11.25-30)
Associados: João Marcos (Atos 12.25), Silas (Atos 15.40). Pricila e Áquila (Romanos 16.3), Epafrodito (Filipenses 2.25), Pedro (Gálatas 2.7,8).
Discípulos: Timóteo (Atos 16.1-3), Silvano (I Tessalonicenses 1.1).
Simpáticos: Urbano (Romanos 16.9), Aristarco, Demas e Lucas (Filemom 1.24), o governador Félix e sua esposa Drusila (Atos 24.24-27), Cláudio (Atos 23.26-30), Festo (Atos 25.24,25), rei Agripa e Berenice (Atos 26.28-32), o centurião do navio (Atos 27.43).
Exaustores: Elimas o mágico (Atos 13.8-10), Himeneu e Alexandre (I Timóteo 2.20), Tértulo (Atos 24.2-6), Demétrio (Atos 19.23-31), Alexandre o latoeiro (II Timóteo 4.14,15)
Paulo rapidamente se tornou um mentor para muitas pessoas, mas com certeza manteve sua consideração por seus mentores. Dedicou mais tempo aos associados e discípulos durante seu ministério aproveitando todas as oportunidades com simpatizantes para que se tornassem seus discípulos também. Com os exaustores, Paulo foi firme o tempo todo disposto a convencer estas pessoas sobre a Verdade do Evangelho.
O apóstolo Paulo tinha um temperamento muito forte e por isso a lista de exautores pode ser muito maior do que o descrito. O próprio Pedro e João Marcos que foram seus associados, por ocasiões foram seus exaustores (veja: Atos 15.37-39 Gálatas 2.11-14), mas depois voltaram a ser associados novamente. Em Listra, Paulo foi adorado como um deus e em seguida passou a ser apedrejado pela mesma multidão (Atos 14.11 e 19), de associados passaram a exaustores em um momento.
-CONCLUSÃOHá pessoas que mudam de posição no relacionamento. Começam como simpatizantes se tornam discípulos e depois associados. Outros começam como associados e chegam a ser exautores. Também é possível que um exaustor se torne discípulo. Precisamos discernir isso e saber lidar com cada tipo de relacionamento.
Todos lidam com estes tipos de pessoas todos os dias. Sabendo disso, aprendemos como conviver com cada uma delas. Você pode ser um destes tipos em relação à outra pessoa.
Responda a estas perguntas:
Você sabe quem é o seu mentor?
Quais pessoas são seus associados?
Você tem discípulos?
Quem são seus simpatizantes?
Há alguém que está sendo um exaustor em sua vida?
Vamos colocar estes relacionamentos em uma escada. O início é quando você entre em  um grupo de pessoas e na vida cristã quando conhece o evangelho. Nos primeiros degraus encontrará exaustores que procurarão você como possibilidade para exaurir suas energias e também estará com pessoas legais, mas que não te levarão adiante por que não querem prosseguir, são os simpatizantes. No meio da escada você poderá tomar uma decisão, por continuar entrando no processo do discipulado. Prossiga olhando para cima. Seu alvo é ser semelhante a Jesus. Haverá outros discípulos subindo com você que podem ser seus associados e os mentores estarão adiante apontando o caminho.
Não fique perdido em seus relacionamentos. Defina seu papel diante de seus círculos de convivência. Distribua bem seu tempo aproveitando-o com pessoas que possam te abençoar ou que você esteja abençoando. Não despreze seus exautores nem se iluda com os simpatizantes. Peça a Deus sabedoria para lidar com eles.
Seja discípulo de alguém e faça discípulos também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...